Ter uma marca bonita influencia no negócio?

Sep 25, 2017 By Junior About Marketing

Ter uma marca de sucesso depende de muitos fatores, entre eles a comunicação visual. Saiba como ter uma marca de sucesso alinhada ao seu negócio.

A influência de uma marca, a partir da comunicação visual, é determinante para a escolha do cliente, não sendo apenas uma questão de gosto pessoal, mas, de experiência.

 

Ter um negócio de sucesso, em meio a uma concorrência acirrada e público cada vez mais informado e exigente, não é nada fácil. Talvez, mais difícil que isso, só mesmo conseguir manter a história de sucesso de um empreendimento, pois requer trabalho constante, inovações que partem da sensibilidade, habilidades e pesquisas incessantes sobre os interesses, tendências e necessidades de seu público.

Por isso, para ter um negócio que seja realmente de sucesso, é preciso investir em trabalhos de qualidade, com planejamento e pesquisa com profissionais competentes e capazes de perceber e intermediar de forma realmente de sucesso, é preciso investir em trabalhos de qualidade, com planejamento e criativa e assertiva os objetivos da empresa com as necessidades reais do cliente, independente de qual for o segmento de uma empresa.

 

Marcas de sucesso

 

Esse processo requer um mapeamento completo de todas as partes de um negócio, suas implicações e impactos na sociedade a fim de se ter informações sólidas para executar ações de sucesso concreto. E, dentre essas partes, a marca de seu negócio ganha destaque especial.

Em meio a uma concorrência infinita e constantes inovações, especialmente no âmbito da internet, a marca de uma empresa se tornou algo importantíssimo. Não basta apenas ser um símbolo, mas talvez ela também seja capaz de atrair clientes e ter parte fundamental em algum âmbito do processo de escolha do cliente.

 

Por que ter uma marca bonita?

Hoje em dia, há milhares de concorrentes para um mesmo segmento e, se a sua empresa não se destacar entre os melhores, com certeza o cliente escolherá o próximo. Nesse processo de escolha, a construção de uma comunicação visual sólida, interessante e atraente pode exercer grande influência e ter parte no aumento das conversões de uma empresa.

Para comprovar a existência dessa importância, basta colocar suas impressões diante de um consumidor que, a priori, não conhece em detalhes nenhuma das empresas. Evidentemente, ele acabará escolhendo por aquela que mais lhe agradar. E muitas vezes, o que desperta o interesse do cliente não são as grandes estruturas, mas os pequenos detalhes que só estiveram ali porque foram pensados dentro de um contexto técnico e criativo, por profissionais especializados.

Mais do que uma questão estética ou de gosto pessoal, o design de uma empresa – sua marca, pode também ser visto como uma experiência, um despertar de memórias, sensações, necessidades, sentimentos e, nessa complexidade, levar à decisão de escolha do cliente.

 

Esboço da marca Mega Silos

 

Nessa argumentação, podemos ver de cara que uma marca bonita pode sim exercer alguma influência no negócio, mas, qual seria a extensão dessa influência? E como transformar tal influência em uma ferramenta poderosa de marketing?

 

Qual é a influência de marca em um negócio?

Imagine a seguinte situação: você conhece uma marca de roupas e se encanta por seu design. Entra na loja com empolgação e vontade de conhecer mais, mas, lá dentro começa a perceber algumas situações, como um atendimento frio por parte dos funcionários ou modelos de roupas que não lhe caem bem. O que acontece com a empolgação inicial? Na melhor das hipóteses, ela diminui.

Ao ver a marca, o cliente experienciou uma série de sensações, memórias e conceitos que o interpelaram a entrar na loja com uma expectativa estabelecida, talvez a de que ele seria bem recebido por ali ou de que as roupas seriam tão atraentes quanto a marca. Lá dentro, percebeu que a loja não correspondia às suas expectativas e nem a bela marca o fez comprar uma roupa.

Uma marca bonita atrai o cliente, chama a sua atenção. Ela é importante para construir a cara inicial de sua loja e atrair o público-alvo para que o seu negócio seja apresentado. Ao analisarmos a marca bonita como experiência, percebemos que ela implicou para o cliente, uma série de valores e expectativas que foram despertadas na conexão da marca com a sua história pessoal.

Mas somente uma marca bonita não é capaz de concretizar uma venda. Para que a visita seja convertida em negócio, os mesmos valores e expectativas que impulsionaram o cliente a entrar na loja devem permanecer vivos durante todo o processo de apresentação, atendimento, venda e suporte pós-venda.

 

O atendimento ao cliente é parte fundamental no sucesso da sua empresa

 

Como construir uma marca bonita e de sucesso?

Diante disso, cabe ao planejamento de uma marca compreender quais são os valores e soluções oferecidos pela empresa e, também, entender exatamente o público a quem ela está direcionada. Entender quais são as suas necessidades, interesses, valores e expectativas. A criação de uma marca é um processo de pesquisa e produção de experiências que devem permanecer durante todo o relacionamento.

Para que uma marca influencie o sucesso de seu negócio, ela não deve estar apenas na fachada, mas, como experiência, em cada etapa do processo de venda, renovando-se cuidadosamente como a solução perfeita para os interesses e necessidades de cada cliente.

Para muitos, investir em uma marca é um gasto, ou um excesso, e acabam produzindo marcas em aplicativos automáticos ou comprando figuras em bancos de dados. Porém, mesmo em marcas aparentemente simples, a criação é um processo complexo que, para que tenha o sucesso garantido, requer análise e cuidado em cada detalhe. Para que isso ocorra, é importante investir em profissionais adequados que sejam capazes de planejar e executar a marca perfeita para a sua empresa.

 

A marca deve refletir os princípios da sua empresa

 

A grande diferença entre uma marca original e uma comprada em bancos de dados é que a marca original reflete exatamente os valores e objetivos de sua empresa, sendo, de fato, a sua identidade visual e não uma mera figura, uma estética vazia. A marca original vem recheada de uma experiência significativa e que permanece em todos os setores do relacionamento empresa-cliente.

Para além da comunicação primária, a experiência estabelecida com a marca deve permanecer em toda a empresa, refletindo um relacionamento positivo, de confiança, credibilidade e respeito para com o cliente, valorizando sempre suas necessidades dentro dos objetivos propostos pelo seu negócio.

Nós da Ade! somos assim. Compreendemos a marca de sua empresa como identidade própria, criamos logotipos e designs fortes, que representem a essência que molda o seu negócio através de técnicas específicas de design e um completo estudo de sua empresa e público para entregar marcas muito mais que bonitas, mas que tenham impacto real e de sucesso nos negócios.

 

O antes e depois da marca Mega Silos

 

Confira um pouco do nosso trabalho clicando aqui.

Junior