Tá permitido falar de blog no blog? – Ade Advertising

Tá permitido falar de blog no blog?

Jul 16, 2021 By (BR) Paloma Costa About Internet

(BR) Tá permitido falar de blog no blog?

 Os seus visitantes são algumas das pessoas mais importantes para o seu negócio, logo após os clientes. Inclusive, não esqueça que eles SÃO seus futuros clientes, mas isso só acontecerá se estiverem bem alimentados e forem atraídos da forma certa. 

Muitos imaginam que o tráfego de um blog não é essencial se comparado às conversões, mas é. Isso fica claro se tratamos das razões de se desenvolver um blog para uma marca: garantir autoridade, ter mais vendas, criar oportunidades… Todos esses objetivos só podem ser alcançados se existirem leitores suficientes em seu blog. 

 

Porque você precisa aumentar o tráfego do seu blog 

Simples, crescimento de tráfego de visitantes significa aumento de oportunidades, ou seja, mais pessoas estão vendo a sua marca e tendo interesse. 

É aqui que chegamos a um termo bem comum online, brand awarness, ou consciência de marca. Empresas como Magazine Luiza, Apple e Mcdonalds investiram muito para chegar a um grande público, elas compreenderam que esta é forma mais prática de garantir que sua marca ficasse reconhecida. 

Outro ponto que torna essencial são as conversões, as quais só acontecem em uma taxa constante se o seu blog tiver os visitantes necessários. Inclusive, os resultados só serão expressivos se houver pessoas o bastante. 

Lembre-se, fazer uma ou outra venda é fácil, difícil é garantir que isso aconteça com frequência. Por isso a captação de visitantes deve ser constante, essa história sem fim é sua verdadeira forma de crescer. 

Aliás, só reconhecerá sua persona se tiver os números amostrais necessários, assim, aos poucos verá padrões e poderá seguir uma estratégia linear de conversão. Simplificando, só saberá quem tem interesse na sua marca se tiver muitos visitantes. 

Quanto mais pessoas visitam seu blog mais ele surge nos resultados de pesquisa do Google. Esse círculo acontece porque o número de visitas influencia o buscador, o qual costuma compreender números como relevância.  

“Ah mas quanto eu preciso disso?” Você pode quantificar isso em valores monetários (pra clarificar as ideias e pesar no bolso 🤑). Basta utiliza o ROI (Retorno sobre investimento), determinando quanto está gastando atualmente na aquisição de tráfego e descobrindo o valor real do retorno 😉 

 

 

Tipos de tráfego 

Tráfego orgânico: Seus visitantes vêm espontaneamente, sem o uso de anúncios pagos; 

Tráfego pago: Conquistado através dos anúncios pagos; 

Tráfego direto: Obtido no boca-a-boca, você falando para as pessoas sobre ele; 

Tráfego social: Através da linkagem nas redes sociais; 

Tráfego de referência: Linkagem em outros blogs e sites. 

 

Como conseguir tráfego 

  • Para iniciar, você deve estar onde sua persona está, principalmente, nas mesmas redes sociais. Isso garante mais chances de encontrar possíveis clientes. Mas não esqueça, cada mídia tem formatos e conteúdos próprios, portanto, precisará descobrir o que mais agrada seu público; 
  • Tudo o que é postado em seu blog deve ser feito considerando SEO (Search Engine Optimization). Portanto, deve estar preparado para ser reconhecido como relevante pelos motores de busca, garantindo um bom posicionamento e uma alta taxa de tráfego orgânico; 
  • Títulos relevantes e interessantes: utilize números, memes, jogos de palavras, questões… 
  • Produza conteúdo evergreen e ofereça ebooks enriquecedores. Normalmente, isso atrai e qualifica o público, garantindo que você seja referência por mais tempo; 
  • Não deixe de alimentar seu blog! Nada mais efetivo que manter um fluxo constante de produção, evitando que ele e, consequentemente, sua marca, se tornem desatualizados. E se precisar de auxílio para desenvolver tudo isso saiba que podemos te ajudar! 

 

A Agência Ade! é especialista no desenvolvimento de conteúdos dinâmicos. 

Estamos prontos para te ajudar, com uma equipe especializada em produção de conteúdo, as melhores estratégias e muita criatividADE! 

Venha conversar sobre o seu blog e tomar um cafézinho aqui na agência ☕ 

(BR) Paloma Costa