Omnichannel e suas tendências para o varejo

Nov 16, 2020 By About Planejamento

O termo “omnichannel” nunca viralizou tanto como nos dias de hoje. Afinal de contas, cada vez mais empresas estão em busca de fidelizar os seus clientes e alavancar as suas vendas, inclusive as empresas do ramo varejista!

Para você ter ideia, um estudo realizado pela Harvard Business com 46 mil consumidores nos EUA, confirmou que cerca de 73% do público utilizam mais de um canal durante a sua jornada de compra.

Isso significa que as pessoas estão se tornando mais propensa a utilizarem diversos canais de comunicação online. E essa é uma ótima oportunidade para o varejo, uma vez que, com o omnichannel, é possível melhorar a experiência dos usuários e alavancar as vendas do seu negócio.

Se você tem um comércio, academia, loja de filtro de ar, entre qualquer outro, o omnichannel chegou com todo vapor e promete otimizar os processos de comunicação da sua empresa e fidelizar mais clientes!

Quer saber mais sobre o omnichannel e como ele pode impactar o seu varejo? Então neste post nós iremos explicar sobre todos os detalhes do assunto. Continue lendo nas próximas linhas e confira!

Afinal, que é Omnichannel?

De forma básica, o omnichannel se trata de uma estratégia que tem como objetivo fazer a integração dos canais de comunicação de uma empresa.

Para entendermos melhor, vamos voltar um pouco no tempo: antigamente, quando tínhamos interesse em algum produto ou serviço, como contratar serviços de descarte de eletrônicos, o mais natural era ir a um loja e conversar com um atendente.

Porém, nos dias de hoje, a realidade mudou: para comprarmos produtos e serviços, realizamos pesquisas nos buscadores (como o Google, Bing, Yahoo, etc.), acessamos as redes sociais, navegar por aplicativos, entre muitas outras atividades.

Por isso. o omnichannel surgiu para que as empresas consigam integrar os seus canais de comunicação e de vendas, de modo que os visitantes tenham mais facilidade ao comprar produtos e entrar em contato com a companhia.

Um exemplo de omnichannel é você achar um válvula reguladora de pressão pelas redes sociais, e ser direcionado para um aplicativo para finalizar a compra, por exemplo.

Quais são as tendências do omnichannel no varejo?

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o omnichannel, confira abaixo como ele impacta o mercado de varejo:

Aumenta as chances de vendas dos comércios

O omnichannel, sem dúvidas, é uma estratégia que pode aumentar as vendas. E não estamos nos referindo apenas aos varejistas de e-commerce, mas também a todos os comerciantes, inclusive aqueles que possuem lojas físicas!

Estudos recentes concluíram que cerca de 56% das vendas em lojas físicas são influenciadas por alguma interação online. Ou seja, com o omnichannel, as chances do seu varejo vender são maiores com o omnichannel.

Reconhecimento da marca

Outro grande impacto do omnichannel no varejo é consequentemente o fortalecimento da marca.

Isso, pois uma vez que sua loja está mais visível nos canais de comunicação integrados, mais clientes poderão te encontrar com facilidade, aumentando a confiança e credibilidade da sua marca.

Agora que você já sabe sobre sobre omnichannel e quais são as principais tendências dessa estratégia para o varejo, o que está esperando para adotá-la e ter sucesso em seu negócio? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!