O que é exatamente o Inbound Marketing?

Apr 23, 2021 By (BR) Marina About Ade

(BR) O que é exatamente o Inbound Marketing?

 Se a utilização do marketing digital já era evidente, depois da pandemia e do processo de quarentena onde muitas empresas precisaram fechar suas portas físicas temporariamente sem poder receber pessoas, a ferramenta se tornou um meio indispensável para vendas online. E com a utilização afiada do marketing digital,  os negócios também estão sendo direcionadas a fazer o que é chamado de Inbound Marketing. Mas com relação a esta ferramenta, ainda existem muitas dúvidas quanto ao funcionamento e utilização.
Neste post, vamos dar algumas dicas para que você consiga entender e comece a usar esta grande isca de prospecções.
Boh?!
Inbound Marketing é uma junção de estratégias de marketing que tem como objetivo atrair novos clientes para a base de um negócio através do disparo de conteúdos relevantes. Mas qual é a diferença entre o marketing tradicional e o Inbound Marketing? Pois bem. O marketing tradicional vai literalmente atrás de clientes, enquanto o inbound explora canais, mecanismos de busca, redes sociais, blog sites e através de conteúdos publicados nestes canais, o negócio pode ser encontrado e se tornar uma opção de compra para potenciais clientes que foram alcançados através da ferramenta. O termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração.
Para que serve?
A cada ano que passa, cada vez mais a tecnologia passa por atualizações e cada vez menos percebemos a diferença entre o que é real e virtual. Não usamos mais o termo ‘entrar na internet’, pois hoje em dia a internet está em todo canto e é por esse motivo que as empresas devem utilizar o Inbound Marketing.
Dentre algumas das utilidades da ferramenta, estão o aumento da visibilidade do negócio, diminuição de custo para aquisição de clientes de forma online – uma vez que são eles que procurarão pelo seu negócio,  atração de clientes em potencial e geração de conteúdos que fazem a diferença no dia a dia de quem o lê, fortalecendo a sua marca, presença digital e a otimização de seu processo de vendas.
Por que usar o Inbound Marketing?
O mercado digital está empolgado com a ideia de utilizar a metodologia de Inbound Marketing. Um dos principais motivos é o custo, que atualmente está 62% mais barato se comparado ao investimento em marketing tradicional. Além de que não ter uma boa estratégia de marketing de atração para seu negócio pode ser um fator decisivo para você ficar atrás de seus principais concorrentes que já usam a metodologia de inbound.
Como funciona?
O Inbound Marketing funciona em etapas, sendo elas:
atração – em vez de correr atrás de clientes, captá-los de forma espontânea através de conteúdos relevantes;
conversão – geração de leads quando um possível cliente se cadastra para receber mais informações; relacionamento – lembrança contínua nas redes de clientes em potencial;
vendas – nutrição de conteúdo até conversão;
análise – avaliação de resultados.
Todas estas etapas se completam de forma inteligente, potencializando assim, seus ganhos e o sucesso de seu negócio.

Mas estes são só alguns dos motivos pelos quais você deve investir em Inbound Marketing 🙂

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(BR) Marina