Mídia e Planejamento: ganhe mais gastando menos!

May 22, 2018 By Tatá e (BR) Kym About Branding

(BR) Quer tornar sua empresa conhecida? Acredita no potencial do seu negócio? Então você precisa conhecer o trabalho da mídia e planejamento!

Mas o que é a mídia e planejamento em uma agência de publicidade?

Já pensou que maravilhoso seria se para tudo que você fizesse tivesse conhecimento sobre os riscos e chances de sucesso? Bom, para o seu negócio isso é possível, e esse trabalho é realizado durante o planejamento publicitário.

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Através do planejamento publicitário, novas estratégias de marketing serão estabelecidas, assim como sua continuidade e avaliação dos riscos e benefícios que seu negócio pode ter com cada campanha.

Já a mídia é responsável em divulgar sua empresa, trabalho que vai muito além de criar um Outdoor bonito e deixa-lo em algum canto da cidade. É preciso saber divulgar de forma inteligente, no lugar certo e na hora certa, comunicar de acordo com o seu público alvo.

 

Por exemplo, do que adiantaria promover sua marca de cerveja em frente a uma escola? Além de não atingir o público alvo, poderia manchar a imagem do seu negócio.

 

Ou então, qual seria o retorno se você gastasse toda a verba da sua empresa divulgando sua empresa em um horário nobre da televisão quando na verdade seu público-alvo são os jovens que passam a maior parte do dia em frente ao celular?

Sua empresa precisa de um site!

Por isso, para conseguir entrar na mente do consumidor de forma positiva, devemos estar cientes de onde promover o nome da empresa e, principalmente, qual é a melhor forma de divulgar. Só assim, podemos ganhar mais, gastando menos com a divulgação.

Para isso, Mídia e Planejamento trabalham juntos para traçar a persona correta, que consome do teu serviço ou produto. Dessa forma, podemos saber por qual dos diferentes veículos de comunicação seu público recebe informações.

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Uma empresa de publicidade não funciona somente com os designers e redatores, o trabalho de promover cada campanha fica nas mãos da mídia e planejamento, que aqui na agência Ade! é realizado por duas mulheres espertas e que têm muito o que nos contar!

 

Segundo a Talitinha, o planejamento envolve muito estudo e estratégia para que a campanha tenha embasamento e um direcionamento certeiro.

 

“Antes de ir viajar, você se planeja? Aposto que sim!

 

Imagine que você está saindo de férias com sua família e uns dias antes você planejou como seria cada detalhe dela. Pesquisou sobre o destino, viu o que seria bacana visitar e o que iria agradar a sua família, planejou a questão dos gastos, enfim, cada ponto da viagem foi planejada para que nenhum imprevisto o pegasse de surpresa, e assim poder desfrutar cada minutinho. Planejar algo é extremamente importante, ainda mais quando se trata de um investimento grande, igual a uma viagem, ou até mesmo uma campanha publicitária.

 

Ter um planejamento estratégico antes de executar qualquer campanha publicitária é de extrema importância, pois é partir dele que estudamos as personas a serem atingidas, quais veículos são adequados e que impactem seu target, questões de custo benefício e, é claro, prever cada detalhe da campanha e sempre estar um passo a frente de qualquer situação.

 

Já dizia o dito popular: quem não sabe o que quer, deseja qualquer coisa. Isso também se aplica nas empresas. Muitas instituições acabam “atirando” para qualquer lado e não acabam acertando ninguém. Isso acontece, porque a comunicação não teve um objetivo traçado e nem metas elencadas e assim a campanha fica sem embasamento e sem um direcionamento.

 

Alguns pontos devem ser levados em consideração ao planejar uma campanha ou ação:

  • noção do investimento disponível
  • previsão do ROI (Return Over Investment)
  • avaliação dos pontos fracos e fortes da estratégia;
  • reconhecimento de riscos;
  • estudo do público-alvo.”

 

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Já para a Kym, a mídia envolve muita pesquisa e estratégia em todas as suas etapas, para que a campanha seja um sucesso!

 

“As mídias dependem completamente do planejamento: as duas coisas precisam estar interligadas dentro de uma campanha. Todo o trabalho deve ser associado com os objetivos, dentro do planejamento de mídia. Depois de definir o briefing, é essencial saber com quais tipos de mídia trabalhar para o sucesso da campanha, cada uma com a sua finalidade.

 

Na hora de escolher qual mídia utilizar, é preciso considerar cada detalhe, como o perfil do cliente e do público, por exemplo. É necessário saber sua rotina, e entender quais são os tipos de mídia que esse público tem acesso. Além de conhecer bem o público, selecionar essas mídias depende de uma série de outros fatores, como o orçamento disponível e o período de toda a campanha, por isso a dependência total de um bom planejamento. É aquela história: ‘O vinho mais caro não serve de nada quando a sede é de água’ (Tati Bernardi).

 

Só depois de um bom estudo é possível selecionar quais tipos de mídia farão parte do planejamento da campanha, tudo baseado no alcance que ele vai ter. O legal é ver as mídias funcionando como uma engrenagem, seja online ou offline, porque isso traz força para a campanha. Em alguns casos, o ideal é trabalhar com a ligação e soma dos diversos tipos de mídia; já em outras situações, dois ou três passes certeiros dão conta das necessidades da campanha.

 

Depois de definir as mídias, a criação assume um papel de extrema importância. São eles que desenvolvem as peças que serão veiculadas, sejam elas em outdoors, materiais impressos; ou os produtos que dependem de um roteiro como as peças para rádio e TV. Em qualquer uma das etapas, uma coisa é certa: para não ter erro, é preciso pesquisar, pesquisar e pesquisar…”

 

Que tal entrar em contato com a gente para tornar sua empresa mais conhecida e reconhecida?

Vem falar com a Tata e a Kym!


 

Tatá
(BR) Kym