Mercado digital: tudo o que você precisa saber

Jul 14, 2020 By Junior About marketing digital

(BR) Venha descobrir neste post sobre todos os detalhes do mercado digital e suas tendências!

Pense rápido: durante essa semana, quantos vídeos você já assistiu na web? Quantos e-mails visualizou? Você acompanha algum influenciador digital?

Já deixou de assistir a tradicional TV para acompanhar séries online a hora que quiser? Acha mais prático comprar uma roupa online do que ir até a loja física?

Se você faz grande parte dessas coisas que listamos acima, então saiba que todas essas ações foram possíveis graças ao mercado digital, que é a nossa atual realidade nos dias atuais.

Mesmo que imperceptível, esse modelo está cada vez mais presente no nosso cotidiano, nos proporcionando cada vez mais otimização nos processos e no tempo.

Até mesmo para as empresas, como as que vendem produtos como molas de compressão, a internet se tornou um dos principais meios para vendas e divulgação.

E a crise provocada pelo Covid-19 apenas deixou o mercado digital ainda mais popularizado, transformando muitos processos ao redor do mundo.

E se você chegou até aqui para entender mais sobre essa revolução digital, neste post iremos explicar todos os detalhes para você se atualizar e entender mais sobre a tendência do mercado digital. Continue nos acompanhando para saber tudo que precisa!

Afinal, o que é o mercado digital?

Basicamente, o mercado digital se trata de um grande ecossistema de pessoas e empresas entregando soluções por meio da internet.

Segundo a ONU, mais da metade da população mundial já está conectada na web, e a maioria dessa parte é por meio de smartphones.

E no mercado digital, é possível interagir com outras pessoas, compartilhar informações diversas, e também trabalhar com ele, podendo vender variados tipos de produtos e divulgando serviços, como outsourcing de impressão, entre outros.

Ou seja, hoje em dia adaptar o físico para o virtual já é uma realidade comum e totalmente alcançável, e tudo isso faz parte do mercado digital.

Como o mercado digital funciona na prática?

Assim como o mercado físico, o mercado digital também acopla empresas, lojas virtuais e prestadoras de serviços online, assim como clientes, leads e consumidores.

O mercado digital veio trazer grande parte dos produtos e serviços tradicionais para a web. Para alguns casos, como a locação de empilhadeira, por exemplo, mesmo que esse serviço não possa ser realizado totalmente no digital, ele começou a ser muito divulgado na web para atrair potenciais clientes.

Além disso, novos produtos e serviços também já são comercializados apenas pela web, como no caso de serviços de redatores freelancers, otimização de SEO e outros.

Quais são as futuras tendências do mercado digital?

Se você achou que o mercado digital já é tecnológico o bastante, veja abaixo quais são as novidades que vão reinventar ainda mais:

  1. Realidade aumentada: é uma tecnologia que permite integrar o mundo virtual ao mundo real. Um exemplo são os filtros e efeitos reais do Instagram.
  2. Inteligência artificial: Se trata da habilidade de máquinas e sistemas aprendem e realizarem tarefas automatizadas. A IA já está muito presente em mecanismos de busca e nos algoritmos das redes sociais.
  3. Marketing mobile: outra tendência do mercado digital é o marketing mobile, que se trata de criar estratégias apenas pelos dispositivos móveis, que por sua vez, estima-se que serão os principais meios de acesso a internet no futuro.

Agora que você já sabe sobre todos os detalhes do mercado digital, o que acha de seguir essa tendência e ter sucesso? Gostou do nosso post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Junior