De maneira geral, as pessoas estão mais preocupadas com a saúde nos dias atuais que antigamente.
Mais antenadas, mais interessadas em manter a boa forma e viver mais.
Aí está uma ótima oportunidade para que médicos fidelizem ainda mais clientes através do marketing digital, visto que, seus pacientes estão cada vez mais presentes, no Google, por exemplo, para pesquisar sintomas de doenças e avaliar ou pesquisar os médicos mais bem avaliados segundo a conduta de outros pacientes.
Aqui vai um guia prático para você que pensa em investir no Marketing Médico: Quais os meios para fazer isso? Porquê? O que não pode fazer?
Responderemos a seguir!
- Como fazer Marketing Médico de sucesso
O objetivo aqui não é apenas conseguir mais pacientes, mas sim, AJUDAR MAIS PESSOAS!
Para isso, é preciso seguir alguns passos básicos:
DEFINIR SEUS OBJETIVOS
Eles podem variar entre:
– Conquistar mais pacientes;
– Fidelizar os pacientes atuais;
– Posicionar-se com destaque em determinada área ou tipo de tratamento;
– Educar a sociedade sobre a importância da prevenção de determinadas doenças.
Qualquer que seja seu objetivo, ele definirá o restante do planejamento!
BUSQUE PARCEIROS CAPACITADOS
Da mesma forma que você levou alguns anos estudando medicina para cuidar com carinho das pessoas, procure pessoas que estudaram para trabalhar com o marketing de maneira eficaz.
ACOMPANHE OS RESULTADOS
É importante acompanhar cada progresso e tática aplicada pelo marketing, para avaliar se o efeito está sendo gerado de maneira satisfatória, ou não.
- Estratégias certeiras para o Marketing Médico
– Marketing de Conteúdo
Através de um conteúdo relevante para seu público-alvo, será possível atrair a atenção de maneira direta.
Marketing de Conteúdo costuma apresentar um retorno sobre investimento muito alto.
– E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta muito utilizada para provocar o interesse de quem já demonstrou, previamente, interesse pelo seu conteúdo.
Desta maneira, é possível personalizar ainda mais o conteúdo para seus pacientes, com informações realmente relevantes para cada público.
– Site com conversão
Um site bem estruturado e preparado para conversão direta devem ser uma das prioridades no Marketing Médico!
Você sabe porque?
Além de transmitir uma imagem de credibilidade para seu público, o site , diferentemente das outras redes sociais, utiliza a captação de pacientes de maneira otimizada!
– Identidade Visual
Para reconhecimento imediato de seu consultório, é recomendado que haja uma identidade visual esteticamente agradável, clara e sucinta.
- Redes Sociais e o Marketing Médico
Dentro de um leque de opções para trabalhar com a Marketing Médico, as redes sociais incluem-se para somar ainda mais na visibilidade de seu trabalho.
Vejamos abaixo cada uma delas, em sua individualidade, e quais tipos de efeitos causam na atração de pacientes:
As fanpages proporcionam uma relação de proximidade com seus pacientes. O Compartilhamento de conteúdos relevantes gera interesse e interação direta entre vocês.
O Instagram tem se sobressaído tanto perante as demais redes sociais, que fica impossível ignorar seu uso. Essa rede é voltada para fotos e pequenos vídeos, com um tom leve e descontraído. Ignore a seriedade ao utilizá-la!
Uma ótima dica é destacar curiosidades sobre seu tipo de atendimento e promover o interesse de seu público através de imagens com qualidade elevada, que chamem atenção.
– Redes sociais específicas
IMeds: Exclusiva para médicos com CRM em dia, professores e estudantes de medicina em instituições reconhecidas pelo MEC;
Ology: Outra rede exclusiva para médicos, tem vários recursos úteis para o dia a dia, e pode ajudar na busca por estratégias de marketing médico válidas.
Um “bônus”: Não é considerado exatamente como uma rede social, mas promove o atendimento personalizado a seus pacientes, consequentemente, mais proximidade com cada um. Faz com que sintam-se mais acolhidos.
- ATENÇÃO
Não cometa os seguintes erros:

– Anunciar uma especialidade que você não possui;
– Envolver-se em propagandas enganosas;
– Anunciar aparelhagem e ambientes como forma de mostrar capacidade superior perante os demais;
– Exibir fotos de pacientes sem autorização;
– Consultar ou diagnosticar à distância.
Uma coisa é certa: O Marketing Médico bem realizado é de grande relevância para o seu negócio. As mídias sociais abrangem muitas áreas, e a saúde não poderia ser deixada de fora.
Quem buscar investir nesse ramo provavelmente conseguirá conquistar muitos pacientes.
Para maiores informações, aposte em quem entende do assunto!
A Agência ADE! tem o melhor para deixar sua marca em evidência!
Nós esperamos por você, amigo médico! 😉