Marketing de conteúdo: do planejamento a aplicação

Oct 01, 2020 By About marketing digital

(BR) Há muito tempo o marketing de conteúdo existe para informar e atrair os potenciais clientes de um negócio. Além disso, com a ajuda dele, ainda é possível se tornar referência em seu segmento por mostrar que tem autoridade no assunto.

Há muito tempo o marketing de conteúdo existe para informar e atrair os potenciais clientes de um negócio. Além disso, com a ajuda dele, ainda é possível se tornar referência em seu segmento por mostrar que tem autoridade no assunto.

Mas, em qualquer ramo da sua vida saber como, quando e onde realizar uma tarefa é crucial, com o marketing não é diferente. 

É muito importante desde o início do projeto definir os principais objetivos e o público que você deseja atingir, isso porque quando não temos um objetivo qualquer resultado serve.

Nesse artigo, separamos algumas dicas para iniciar um planejamento de marketing junto a alternativas para colocá-las em aplicação.

Qual a importância de um planejamento de marketing de conteúdo?

A resposta é mais simples do que imagina! Sem um planejamento o seu negócio não chega a lugar nenhum e fica sem saber por onde começar. Sem um planejamento as chances do seu sucesso são quase nulas.

No momento em que você decide criar um conteúdo para o seu site, blog ou rede social, todo o seu plano deve acompanhar a elaboração do seu conteúdo, isso porque é por meio do planejamento que você entenderá o seu público e saberá por onde começar.

A partir do seu plano de marketing você conseguirá:

1. Criar a sua persona

Aqui será o início de todo o seu trabalho. Você montará a sua persona, que é um personagem fictício do seu potencial cliente, ponto muito importante para o desenvolvimento do seu negócio, afinal, como vou vender um produto sem conhecer quem o compra? 

Não foque apenas nos melhores clientes do seu negócio, ele é importante sim, mas não se esqueça de avaliar os seus clientes com grande potencial que infelizmente não consomem o seu produto.

Saiba tudo sobre a sua personalidade, cargo, sonhos, medos e objetivos. Quanto mais informação você conseguir construir melhor para oferecer um serviço muito mais filtrado para esse nicho.

2. Entender a melhor jornada de compra desse público

A jornada de compra é muito importante para o desenvolvimento do seu negócio, pois a partir dela você conseguirá enxergar possíveis falhas no processo de divulgação de produto e distinguir em que etapa de compra seu público alvo se encontra.

Acima de tudo é necessário que a sua persona sinta que ela realmente precisa dos seus serviços e produtos.

Por exemplo: Nos setores clínicos, não adianta apenas divulgar os seus convênios odontológicos, é necessário que o seu produto oferte algo que outro qualquer consultório não ofereceu, pode ser uma inovação tecnológica, um pacote diferenciado de procedimentos e por aí vai. 

É muito importante reforçar a valiosidade do seu produto ou serviço!

Também é importante fazer conteúdos específicos para cada funil de vendas, saiba distinguir para onde esses conteúdos devem ser direcionados antes de divulgá-los.

3. Tenha um conteúdo certeiro

Não adianta! Vivemos na era da tecnologia e a informação está cada vez mais acessível para todos. Dessa forma, ao desenvolver um conteúdo, certifique-se que o realizou da forma mais rica que pode, com recursos e informações valiosas que te coloquem a frente de qualquer concorrente.

Imagine quantos consultórios existem só no Brasil? E quantos oferecem um convênio dentário? Certamente um número muito alto.

Por isso, quando for mencionar sobre os seus serviços, produtos e benefícios que o seu convênio dental possa oferecer, não se esqueça de reforçar principalmente os seus diferenciais. 

Ou seja, quais são os benefícios que o cliente ganha ao realizar um convênio com você e não com outra clínica? Tenha em mente sempre a resposta dessas questões.

Depois de realizar um  planejamento bem estruturado que consiga te trazer clareza para a construção do seu marketing de conteúdo, iniciamos a etapa de aplicação que fica muito mais simples agora, nessa etapa você pode:

Criar e manter um blog

Dentro do próprio site da empresa você pode criar uma aba que direciona os seus clientes para o seu blog e o atalho de linkagem também pode ser útil.

Imagine que um internauta vá até a ferramenta de busca do Google e pesquise se sobre clareamento dentário. Digamos que ele encontre o seu blog e acesse o conteúdo para entender mais sobre o assunto e saber se você atende o plano odontológico dele.

Oferecendo um conteúdo rico em informações que esclareça as dúvidas dessa pessoa, você garante autoridade e passa confiança.

1. Invista em conteúdo otimizado SEO

Otimizar o seu site trará um enorme aumento de tráfego, gerando mais cadastros (ou leads) e mais clientes.

Quando o seu conteúdo é otimizado para as regras SEO é comum que a empresa se destaque entre a concorrência podendo se tornar um dos grandes nomes do setor que atua.

2. Trabalhe com bons profissionais

O raciocínio é bem simples, uma ideia estúpida na mão de profissionais incríveis geram negócios excelentes, uma ideia incrível na mão de profissionais estúpidos geram resultados catastróficos.

Trabalhe com uma equipe que você possa contar, que acredita no seu trabalho e que sempre pensem na evolução do seu negócio.

3. Mensure os seus resultados

Toda e qualquer estratégia de marketing deve ser acompanhada de uma ferramenta que mensure os seus resultados, essa ferramenta também pode te ajudar a definir clientes de nichos diferentes, fora da sua persona e criar um conteúdo atrativo para eles também

Por fim, a evolução de todo negócio vem através da persistência e da vontade de fazer dar certo, tente trazer um diferencial para a sua empresa e busque sempre evoluir para conquistar mais espaço no mercado e deixar sua marca no mundo dos negócios.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Ideal Odonto.