Impressora 3D

Apr 23, 2015 By About Technology

As impressoras 3D usam uma técnica que alia software e matéria-prima especializados para criar objetos tridimensionais. Para que haja a impressão de algum objeto em 3 dimensões é necessário antes de tudo realizar a Modelagem. Os Modelos para impressões 3D podem ser criados através de um software de modelagem em 3D ou através de uma digitalização em 3 dimensões.Um software de modelagem tridimensional é utilizado para desenhar o que será impresso. Como alternativa, se pode baixar um modelo já pronto. O computador envia as instruções para a impressora, que aquece a matéria-prima e começa a desenvolver o modelo em uma pilha muito fina de camadas.
Imagine um bolo com muitas camadas, sendo criado pedaço por pedaço, desde o início, até que o todo esteja montado. O procedimento depende do objeto que vai ser impresso.
Em geral, o material é derretido (no caso do plástico, por exemplo) e aplicado por bicos de extrusão até formar o objeto tridimensional, começa adicionando materiais, camada por camada, até que o item esteja pronto. O tempo de impressão varia de acordo com o tamanho do produto desejado: pode levar de poucos minutos a algumas horas.

 

 

Mas o que elas são capazes de fazer? Vamos ver alguns itens:

 

– Fones
Através de um aplicativo (Normal), disponível para Android e iOS, o usuário tira foto das orelhas e envia para a empresa. É possível escolher desde as cores do hardware, até mesmo o comprimento dos cabos. A Normal se compromete a enviar o fone anatomicamente perfeito em 48 horas.

 

– Comida

Além de objetos, as impressoras 3D também permitem fabricar comida, de vários tipos. Você pode escolher entre o modelo criado no MIT que faz sorvete em 15 minutos, a impressora inglesa que imprime frutas graças à tecnologia de gastronomia molecular e a Pancake Bot, que faz comida em formatos inusitados, como da Torre Eiffel.
Para os chocólatras de plantão, tem uma impressora feita especialmente pensada em vocês, a Chocabyte. O modelo, compacto e baratinho, tem formato de cafeteira e é capaz de produzir os chocolates mais variados, basta escolher o modelo que você preferir, com tamanho de 5 centímetros de largura e altura, por 2,5 centímetros de espessura.

 

– Veículos
O carro impresso em 3D tem sido apontado como um dos projetos mais promissores da indústria automobilística. Isso se deve pelo material utilizado na construção das peças. O plástico reforçado com fibra de carbono pode ser derretido e dar forma a um novo veículo.

 

local-motors

Carro construído por uma impressora 3D.

 

– Casas

Italianos desenvolveram uma impressora 3D que é capaz de usar lama para construir casas. A ideia por trás do projeto da WASP é a de promover um recurso prático e acessível para que habitações sejam construídas de maneira ágil em qualquer parte do mundo. A impressora é capaz de construir casas com até 3 metros de altura, usando uma mistura que, além da terra, conta com argila e fibra.

 

– Roupas e acessórios

Os guarda-roupas agora também podem se beneficiar das impressões em 3D, já que a tecnologia chegou ao mundo da moda, produzindo roupas e acessórios. Ainda, durante a Copa da Mundo de 2014, a Nike entrou na onda das impressões tridimensionais e fabricou uma bolsa com a tecnologia. Os modelos foram fabricados exclusivamente para os atletas da competição.

 

– Instrumentos Musicais

A impressão 3D chega até à música. Um grupo de estudantes da Universidade de Lund, na Suécia, se tornou a primeira banda a fazer um show com instrumentos musicais fabricados a partir de impressoras 3D. O projeto foi liderado por um grande entusiasta do ramo no mundo, o professor Olaf Diegel. Com a popularização desse tipo de tecnologia, músicos poderão criar instrumentos conforme gosto pessoal.

 

banda3d

Instrumentos musicais construídos por uma impressora 3D.

 

– Tatuagem

Além de produzir objetos, as impressoras 3D ainda são capazes de exercer a função de alguns profissionais, como, por exemplo, a impressora tatuadora. A Tatoué, criada a partir da união de uma Makerbot 3D com uma agulha de tatuagem, é capaz de tatuar a pele ao ritmo de 150 perfurações por segundo.

 

– Avanços na Medicina

Uma das utilidades mais significativas dos objetos impressor em 3D, senão a melhor delas, é poder ajudar na medicina. Cada vez mais, a tecnologia é capaz de produzir objetos que ajudem em pesquisas ou no tratamento ou recuperação de pacientes com os mais diversos tipos de doença. Elas podem imprimir moldes, próteses e ainda há a bioimpressão, que é capaz de reproduzir orgãos.

 

– Outras Impressoras 3D!

Depois de carros, próteses, casas e chocolate, o que mais falta uma impressora 3D criar? Outra impressora 3D. Não falta mais. Já existem modelos capazes de criarem uma réplica de si mesmos!

 


Com a impressão 3D, o consumo no futuro poderá ser na hora, já imaginou apenas ter que adquirir a “modelagem” do que você precisa e imprimir em casa, quantas vezes quiser? Toda novidade assusta por que não sabemos como lidar com ela e quais serão suas consequências. O importante será encontrar formas de controlar o lado ruim e aproveitar as coisas boas.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2015/03/o-que-uma-impressora-3d-e-capaz-de-fazer-veja-lista-de-objetos.html