Conheça as vantagens do marketing digital

Apr 28, 2020 By Paloma About Social Media

(BR) O marketing digital possui algumas características que auxiliam na geração de valor para o público, no alcance e na atração de novos clientes. Vamos conhecer?

O marketing digital tem conquistado cada vez mais espaço no mundo corporativo. Afinal, com o avanço da internet, o consumidor passou a buscar, cada vez mais, por soluções, marcas e avaliações no meio digital

Além disso, a forma de se relacionar com o cliente mudou. Não existe mais a comunicação unilateral, em que só o responsável pela marca falava. Aliás, atualmente, o consumidor está cada vez mais exigente e, consequentemente, cobra por um ótimo atendimento. 

Contudo, para acompanhar as mudanças de hábitos dos consumidores, as organizações enxergaram a necessidade de adotar o marketing digital, as suas ferramentas, estratégias e canais de comunicação. 

As pequenas e médias empresas, principalmente, perceberam ainda mais as vantagens das ações digitais, que permitem a elas competirem com grandes empresas. 

Pensando nisso, separamos neste post as 5 principais vantagens do marketing digital, especialmente para o mundo corporativo. Boa leitura!

Conheça as vantagens do marketing digital

5 principais vantagens do marketing digital

O marketing digital possui algumas características que auxiliam na geração de valor para o público, no alcance e na atração de novos clientes. Vamos conhecer? 

1. Gerar presença online para ser encontrado 

A presença digital é fundamental para ser encontrado pelo público-alvo. Afinal, quando o consumidor estabelece o primeiro contato com alguma marca, ele cria essa comunicação diretamente pelo site ou canais digitais. 

Além disso, o consumidor gosta de conhecer a identidade da marca, a sua história, o projeto de spda e reter mais informações antes de realizar, de fato, alguma compra. 

Por esse motivo, gerar presença online de forma constante, em diversos canais, pode auxiliar o consumidor a encontrar a sua marca. 

2. Segmentação 

Outra característica forte do marketing digital é a capacidade de segmentação. Com a utilização da ferramenta correta, é possível separar o público de acordo com a necessidade e interesse de cada consumidor. 

Dessa forma, a marca se relaciona de forma próxima apenas com o público que tem curiosidade e interesse nas suas soluções. Aliás, essa segmentação acontece por meio de dados demográficos, veja:

  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Renda mensal;
  • Nível de escolaridade; 
  • Etiqueta de segurança antes de realizar uma compra;
  • Interesses e preferências;
  • Entre outros. 

3. Engajamento com o consumidor ideal 

O marketing digital permite que, além de segmentar o público-alvo e aumentar as chances de vendas, as organizações possam desenvolver um relacionamento mais próximo e forte com o cliente. 

Isso acontece porque, diferente de antigamente, a comunicação não é feita exclusivamente pela marca, ou seja, a organização pode oferecer conteúdo relevante, além de publicidade, e fazer com que os usuários interajam por meio de comentários. 

Com essa troca, é possível criar laços, promover relações duradouras e tornar a comunicação ainda mais forte. E, em um mercado tão competitivo, conquistar a admiração do consumidor ideal é uma estratégia fundamental. 

4. Acompanhar a jornada de compra

A jornada de compra do consumidor mudou – e muito – nos últimos anos. Antes, ele assistia uma publicidade em um canal tradicional, como TV, rádio, entre outros, ia até uma loja física e tomava a sua decisão lá dentro. 

Hoje, entretanto, a sua jornada consiste em etapas bem maiores. Afinal, agora ele pode buscar informações na internet, comparar os preços, ir até o shopping ou a um stand para eventos experimentar um produto, voltar para a casa e efetuar a compra em um e-commerce. 

Por isso, acompanhar a jornada de compra por canais digitais pode contribuir em ações direcionadas, promoções específicas e na construção de conteúdos relevantes para o cliente. 

Além disso, essa é uma ótima estratégia para fidelizar o cliente. Aliás, promovendo um bom pós-venda, a marca consegue manter o relacionamento a curto, médio e longo prazo com o consumidor. 

5. Mensuração de resultados 

Outra vantagem do marketing digital é que ele possibilita o acesso a dados e desempenho das suas campanhas. Isto é: número de cliques em um anúncio, quantas pessoas compraram o seu produto e, além disso, permite rastrear as etapas de compra do cliente. 

Por isso, você consegue saber quantas pessoas acessaram a sua página, quantas delas compraram e qual foi o retorno obtido com a sua campanha. 

Pronto para investir em marketing digital?

Por fim, com o marketing digital é possível obter ótimos resultados sem precisar fazer grandes investimentos. Entretanto, é preciso ter paciência para perceber o retorno significativo a longo prazo. 

E você, o que está esperando para investir em marketing digital? Conta pra gente! Queremos saber a sua opinião! 

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

Paloma