Descubra como escolher um naming para a sua empresa!

Mar 28, 2018 By Thaiane About Branding

(BR) O seu nome combina com você? E o da sua empresa, combina com ela? O nome está ligado ao sucesso e aqui nós iremos explicar direitinho sobre o processo de criação de um naming poderoso!

(BR) Um nome para ser lembrado

Mais difícil que escolher o nome de um filho é escolher o nome que irá acompanhar a história do seu negócio e posicionar sua empresa no mercado (Até porque não temos as opções Enzo e Valentina, os dois nomes mais queridos em 2017), por este motivo, o processo de Naming é tão importante.

Podemos conhecer de longe a marca de uma empresa, mas ao falar dela não iremos mencioná-la como “Aquela das três listras” e sim pelo seu nome. E nós, da agência Ade!, levamos muito a sério esse trabalho.

O que significa Ade!?

É mais difícil do que você pensa…

Não é só abrir o Word e digitar um monte de palavras, não! O nosso processo de criação vai muito além disso. Afinal, é preciso deixar o gosto pessoal de lado e pensar com a cabeça do consumidor, buscando o nome “perfeito” que agrade o público-alvo.

Quer saber 7 palavras simples e que conquistam muitos clientes?

E para isso, recorremos aos diferentes tipos de Namings, que podem se enquadrar ao seu negócio.

Tipos de Naming

Descritivo: Os nomes descritivos indicam aquilo que a empresa é ou faz.

O naming “BondeEntrega” reúne dois elementos da empresa, o primeiro o termo “bonde”, o qual é uma gíria para ônibus, um dos meios de transporte utilizados pela empresa para a realização da entrega. Além disso, os dois termos juntos evidenciam a eficiência da empresa, promovendo o som “bom de entrega”.

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Experiência: Os nomes de Experiência recorrem aos sentimentos e expectativas que a marca proporciona no cliente.

Estudos científicos comprovam que o ser humano é apaixonado por expectativas. Este naming traz consigo dois conceitos, o primeiro de um desejo, relacionado a expectativa que seja algo bom, e o segundo utilizando o lado literal da palavra “massa”.

Inventados: Os nomes inventados são aqueles criados para representar uma marca, levando em consideração a sonoridade, por exemplo.

Naming inventado: Woley

O naming Woley, traz consigo a inovação. A letra “W” representa a palavra world, fazendo referência a sigla “www” (World Wide Web), somada ao termo “olé” utilizado no futebol e também nas touradas e se refere a vitória/conquista.  A palavra termina com “y” simbolizando continuação, atualização constante.

Toponímicos: Nomes toponímicos fazem relação á países, cidades e lugares geográficos.O Edifício Mont Serrat chegou para elevar o nível de qualidade de vida e sofisticação em Castro e o seu nome deveria expressar a mesma grandeza que a construção.

Simbólicos: Os nomes sugestivos remetem as características da marca.

Wulf foi um nome pensado para uma clínica veterinária e faz relação com o latido de um cachorrinho. É um nome moderno, curto, direto e de fácil memorização (E dá aquela sensação gostosa ao pronunciar, não acha?)

E não acaba por aí!

Os Namings ainda passam por toda uma metodologia, que começa pelo processo de investigação, onde são pesquisadas as características do seu serviço ou produto e a tendência utilizada por outras marcas.

E aí que vem a parte legal, o Brainstorming (Palavrinha difícil né?), onde deixamos a criatividade fluir sem medo!

Mas é claro que nem todo nome vai ser tão legal quanto pensamos, por isso que a listinha feita no Brainstorming passa por um filtro, onde os nomes que não se encaixam nos requisitos pensados para empresa são excluídos da lista.

E por fim, os nomes restantes são analisados para que somente os mais fáceis de ser lembrados e que tenham uma boa sonoridade e pronúncia sejam apresentados ao cliente!

Quando um Naming é bom de verdade?

Antes de bater o martelo e escolher o nome da sua marca, é preciso observar se ele está adequado aos seguintes itens:

Faz sentido?

Não adianta nada ter um nome “diferentão” se ele não está relacionado com os valores da marca, podendo confundir seu público-alvo sobre o trabalho realizado na sua empresa.

Sem clichê!

Existem várias empresas como a sua pelo mundo, por isso, o nome da sua, precisa ser original, para garantir a atenção do cliente á primeira vista.

Eu vou conseguir lembrar desse nome?

Pode conversar com o Branding e ser bem ousado, mas se o cliente não conseguir pronunciar o nome da sua marca, ele nem vai lembrar dela da próxima vez que precisar do seu serviço.

E para saber se o nome vai ser lembrado…

O nome soa atraente?

Ele é gostoso de pronunciar?

O nome pode ser pronunciado de alguma outra forma? Tem alguma letrinha que pode interferir na fala?

Há equilíbrio entre as letras, deixando o nome atraente visualmente?

Você consegue soletrar o nome com facilidade?

O nome carrega algum significado ou emoção?

E claro, a questão principal, o nome é criativo?

Se você não soube responder alguma dessas perguntas vem conversar com a gente que facilitamos tudo pra você!

Quer saber mais sobre naming?


 

 

 

Thaiane