Marketing Digital: o que é, estratégias eficazes, ineficazes e muito mais!

Mar 26, 2018 By Overlay About Social Media

(BR) A internet passou a ser uma das principais ferramentas do Marketing na construção de uma vantagem competitiva. Cada vez mais empresas vem utilizando do Marketing Digital para potencializar seus resultados. Tudo o que você precisa saber sobre o Marketing Digital, assim como as estratégias eficazes e ineficazes.

(BR) Tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital

O Marketing Digital não é tão complicado quanto parece, basicamente, é o uso das ferramentas digitais em uma estratégia de Marketing.

O que são mídias sociais?

Marketing Digital

As Mídias sociais são uma revolução, introduzem transformações substanciais e permanentes, não apenas na gestão e na forma de se fazer negócios, como também, nas relações sociais, visão empresarial e na comunicação.

Entende-se por aplicações de mídias sociais, ferramentas como blogs( publicações editoriais independentes), wikis (sites colaborativos), fóruns(comunidades de discussão) e redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Linkedln…).

As mídias sociais têm afetado o desempenho e resultados das organizações, saber como utilizá-las, aproveitando ao máximo seu potencial, pode tornar as companhias mais ágeis e eficazes.

Atualmente, com milhares de formas e meios de comunicação, entre elas a Internet, onde há o livre acesso a informação, qualquer erro, ou deslize, pode gerar consequências catastróficas à imagem e prestigio da empresa. Por isso as empresas devem estar preparadas, sabendo utilizar as novas ferramentas, como as mídias sociais, a seu favor, dentro de uma estratégia de marketing e crescimento.

Mídias sociais

Em um mercado cada vez mais competitivo as pequenas empresas, precisam estabelecer estratégias eficazes, tendo assim um diferencial competitivo, prezando pela qualidade e inovação.

As empresas devem buscar usar de forma mais proveitosa todos os recursos e ferramentas disponíveis, estabelecendo estratégias eficazes para conquistarem seu público-alvo, atingindo seus objetivos e se mantendo competitivas.

Visando estratégias eficazes, as empresas devem analisar suas fraquezas, reunir suas forças, para transformar ameaças em oportunidades.

 

Como fugir da crise com o Marketing Digital?

 

Para desenvolver estratégias eficazes no contexto do marketing digital, as empresas devem buscar evidenciar os principais fatores que influenciam a eficácia de uma estratégia digital. Devem definir o público-alvo, criar conteúdos, escolher os canais que mais se adequam as necessidades da empresa, e através da interatividade promover seus produtos ou serviços, chegando aos consumidores rapidamente, de forma personalizada e com mais eficiência.

 

Estratégias Eficazes de Marketing Digital

 

Marketing de Conteúdo

Uma das estratégias mais utilizadas atualmente é o Marketing de Conteúdo, onde a empresa busca informar os consumidores sobre assuntos relativos à sua área de atuação e não apenas vender um produto. Nesta estratégia a informação é usada como diferencial, se cria e distribui conteúdos que capacitam o comprador a tomar melhores decisões de compra. Uma das ações mais baratas e efetivas do marketing de conteúdo é a vinculação de depoimentos de clientes, com essa ação se estimula um ganho de confiança gradual, criando e fortalecendo o vínculo dos clientes com a marca.

Marketing de conteúdo

Através do Marketing de Conteúdo, a empresa deve mostrar a que veio, fazer o consumidor saber da sua existência, se mostrar interessante e diferente, criando envolvimento e ganhando a confiança de seu público, fortalecendo os vínculos através da interatividade e dos valores.

 

Marketing nas redes sociais

O marketing nas redes sociais é uma ferramenta extremamente segmentada, que proporciona uma maior aproximação com os usuários, atualmente é um meio sofisticado e eficiente para a divulgação de marcas e conceitos na Web.

 

Redes Sociais

Mais do que uma ferramenta de promoção e divulgação de produtos e serviços, é um canal de relacionamento com clientes, que proporciona uma troca de conhecimento e experiências.

O Facebook, rede social criada por Mark Zuckerberg, ultrapassou em 2017, a marca de um bilhão e 940 milhões de usuários, isso que dizer que duas em cada sete pessoas da Terra usa o serviço. Diariamente são registrados 5,2 bilhões de “likes” e comentários, e mais de 500 milhões de fotos são publicadas na rede. São números impressionantes, que mostram a importância das redes sociais, no contexto do marketing digital.

As empresas devem buscar um maior aproveitamento das redes sociais, que são uma tendência irreversível, que vem mudando o Marketing Digital. No novo cenário, onde as mídias tradicionais vem sendo deixadas de lado, estar presente nas redes sociais, mais do que um diferencial é essencial.

Afinal, postagens bonitinhas dão resultado?

 

E-mail. Marketing

O E-mail Marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing, uma forma simples e barata de se conectar e ser lembrado. É uma ferramenta para envio de e-mail marketing que permite o envio de campanhas ou newsletter por e-mail, podendo ser usado na oferta de produtos e serviços, campanhas de fidelização, promoção da marca, envio de informativos periódicos.

E-mail Marketing

 

Marketing Viral

O Marketing Viral é uma estratégia bastante interessante, onde se busca divulgar marcas, produtos ou serviços de forma epidêmica, desenvolvendo conteúdos ou promoções, que façam referência direta ou indireta a marca patrocinadora, com o intuito de ser compartilhado pelo seu público-alvo.

Ao mesmo tempo em que essa estratégia é eficaz, ela possui um alto risco, porque o seu resultado é muitas vezes imprevisível, e causa uma reação negativa da parte do público.  A campanha desenvolvida precisa causar uma reação emocional, fazer rir, pensar ou chorar, simplesmente fazer o consumidor sentir algo, utilizar o grau de atratividade do consumidor ao seu favor.

Marketing viral

Entre dezembro de 2015 e o mesmo mês em 2017 a visualização de vídeos on-line cresceu 84% no Brasil (comScored). A veiculação de uma campanha viral em uma rede de vídeo on-line, como o YouTube, pode gerar resultados surpreendentes. Através das redes sociais os conteúdos têm se propagado de forma impressionante, sendo compartilhados por um número cada vez maior de usuários. Entre as campanhas virais de maior sucesso dos últimos anos, está o viral criado pela Loducca, #SomosTodosMacacos. A ação teve início após o jogador Daniel Alves comer uma banana atirada no campo por um torcedor.

 

Publicidade Online

Investir em publicidade é uma estratégia antiga das organizações. A Procter e Gamble, maior empresa de bens de consumo do mundo, investe cerca de US$10 bilhões em marketing, dos quais, segundo um levantamento recente, a companhia gasta quase 35% de seu orçamento na área digital.

Para Jowett e O’Donnell (1999, p.6), “a propaganda é a tentativa deliberada e sistemática de moldar percepções, manipular cognições e direcionar comportamentos a fim de alcançar uma resposta que promove a intenção desejada pelo propagandista”.

Na internet a publicidade dá maior exposição à marca, disponibilizando ferramentas específicas de publicidade, como banners, links patrocinados, vídeos…

O número de brasileiros que acessam a internet subiu 20% em 2017, em relação a 2016, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto que uma medição feita pelo Painel Nacional de Televisão (PNT) do Ibope, revelou que o número de TVs ligadas caiu 2%(Comparação 2016 e 2017 PNT).

Publicidade online

Investir em publicidade online, além de mais barato, possibilita atingir um número superior de “possíveis consumidores” do que através de mídias tradicionais, como revistas, por exemplo. Além disso, com a publicidade online é possível obter dados exatos quanto ao número de visualizações do anúncio, de cliques, data e hora dos melhores resultados, entre outras informações, enquanto pelas mídias tradicionais, não é possível afirmar realmente quantas pessoas foram impactadas pelos anúncios.

Através da publicidade online se consegue o monitoramento dos resultados, permitindo que se otimizem recursos e ações, estabelecendo métricas e metas no contexto do marketing digital.

 

 

O que não fazer no Marketing Digital

Erros de marketing

  1. Postar apenas elogios ao seu produto

As empresas devem buscar mesclar os conteúdos publicados, tomando cuidado para não postarem apenas elogios ou informações de seus produtos. Para atraírem seu público alvo devem postar conteúdos interessantes, informativos e educativos, postagens que os leitores vejam valor, além das suas postagens comerciais.

  1. Exagerar no número de postagens

O canal de comunicação deve estar sempre atualizado, a empresa deve marcar presença, tomando cuidado para não publicar coisas demais ou conteúdos irrelevantes, oferecendo aos seus seguidores postagens interessantes, para que não deixem de seguir a marca.

  1. Discussão com seguidores

A empresa não deve discutir ou discordar publicamente do cliente, principalmente nas redes sociais, que tem um poder enorme de propagação, o qual, os consumidores já conhecem por isso a marca precisa estar preparada.
A marca deve dar atenção ao público, e além de tomar cuidado quanto a discussões, deve tomar cuidados com as postagens, principalmente postagens polêmicas, relacionados ao futebol, religião ou política.
É recomendado conhecer as configurações de privacidade da página, e usar ferramentas de mensagem privada.

  1. Não acompanhar resultados

Através da Internet é possível medir tudo. Através das ferramentas disponíveis a empresa deve buscar entender melhor o que está dando certo e onde seus clientes estão interagindo, pois a internet não se resume ao Facebook, Twitter, ou Blog. Deve-se buscar registrar e evidenciar o site da empresa nos mecanismos de busca.

 

Por que investir em Marketing Digital?

 

A plataforma digital vem se tornando cada vez mais ampla, o número de pessoas conectadas aumenta a cada dia, surgem novas redes sociais, o número de transações online aumenta; tendências que requerem não apenas maior atenção das organizações, como estratégias de marketing eficientes. Dessa forma, torna-se essencial o uso efetivo da internet como ferramenta de marketing, mas principalmente o gerenciamento dessa ferramenta e uma postura de atualização permanente.


 

 

 

 

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