4 tendências de marketing que você precisa saber

Oct 19, 2020 By About marketing digital

(BR) Venha descobrir neste post sobre quais são as maiores tendências de marketing que você precisa saber!

Se você é empreendedor e quer estar sempre antenado às novidades do marketing para os próximos anos, então chegou ao local certo.

Afinal, quando falamos sobre o marketing, estamos sempre nos referindo às novas estratégias, elaboração de planos, calendários editoriais, definição de metas, entre outros.

Ou seja, deu para entender que o marketing está em constante mudança. E as empresas que conseguirem antecipar as suas estratégias com inovação serão aquelas com mais chances de ganharem vantagens competitivas e se destacarem no mercado!

Especialmente com a popularização da transformação digital, muita coisa mudou no universo de marketing: novas tecnologias, novas plataformas e novas estratégias para que seja possível atrair leads (potenciais clientes), alavancar o relacionamento e fortalecer a marca do negócio!

Sendo assim, conhecer as principais tendências do marketing é essencial para garantir que a sua empresa seja capaz de acompanhar as mudanças e ter sucesso. Isso vale até mesmo para os nichos, como empresas de sensor de temperatura e umidade, entre outros.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar quais são as maiores tendências de marketing que você precisa saber. Continue nos acompanhando para saber de todos os detalhes! Vamos lá?

1. Marketing e Inteligência Artificial (IA)

Uma das novidades mais abordadas são os investimentos em inteligência artificial (IA) em conjunto com o marketing.

Um grande exemplo dessa junção é a utilização de chatbots nas empresas, por exemplo, que são atendentes virtuais programados para responder dúvidas e atender aos usuários de forma instantânea.

A partir de um chatbot, uma empresa de spda para raio pode responder dúvidas sobre seu produto, informar o status de entrega aos clientes, encaminhar para outros canais de comunicação e muito mais!

2. Conteúdos em áudio

Outra grande tendência do marketing que você precisa saber é a popularização de conteúdos em áudio.

Afinal, ao contrário dos formatos tradicionais de conteúdo, como o escrito, os conteúdos em áudio fazem com que os consumidores consigam entender as informações de forma mais rápida e ágil.

Um exemplo de conteúdo em áudio são os podcasts, por exemplo. Além de ser um formato de conteúdo mais simples, ele pode ser altamente chamativo para cativar seu público!

3. Aumento da busca visual

Entre as maiores tendências do marketing, a busca visual é uma das que mais se destacam. Basicamente, é a utilização de imagens para complementar a busca de um determinado produto, serviço, processo ou empresa.

Inclusive já existem diversas ferramentas que oferecem a busca por imagens, como o Google Imagens, Google Lens e Pinterest Lens.

4. Consolidação do vídeo marketing

Por fim, o vídeo marketing está sendo outra das maiores apostas, e continua uma tendência para o futuro.

Isso, pois eles também são formatos de conteúdos otimizados que auxiliam na compreensão das informações. Vídeos são fáceis de consumir, adaptam-se a diversos dispositivos e são naturalmente mais didáticos do que textos.

Se você atua com cabeamento estruturado, por exemplo, é possível elaborar vídeos sobre os processos produtivos do negócio, compartilhar informações relevantes, entre outras diversas possibilidades.

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens do marketing, o que acha de investir em alguma dessas estratégias e ter sucesso?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.