4 principais métricas para acompanhar nas redes sociais

Sep 17, 2020 By (BR) Luana e (BR) Shay About Social Media

(BR) Venha descobrir neste post sobre quais são as métricas mais utilizadas para acompanhar e monitorar suas redes sociais!

Já sabemos que as redes sociais são uma das ferramentas mais relevantes para uma organização.

Por meio dessas plataformas, é possível realizar uma divulgação eficiente, atrair clientes, se relacionar, prestar atendimento, solucionar dúvidas, produzir conteúdos, entre outras diversas possibilidades.

No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, as estratégias que acontecem nas redes sociais podem ser muito complexas, especialmente se elas não tiverem um bom monitoramento e acompanhamento.

Por isso, além das estratégias, é importante acompanhar os resultados dessas ações por meio das métricas de redes sociais.

Com métricas e indicadores de desempenho, é possível analisar as oportunidades de melhoria e identificar quais são as ações nas redes sociais que precisam de ajustes, por exemplo.

Na prática, as métricas apontam o sucesso ou fracasso de uma campanha. Além Disso, existem diversas métricas utilizadas para campanhas as redes sociais.

Uma empresa de manutenção de aquecedor a gás pode utilizar as métricas para se comparar com empresas concorrentes, por exemplo.

E se você quer saber quais métricas usar em seu perfil, nós listamos abaixo as mais utilizadas no mercado. Continue nos acompanhando para descobrir todos os detalhes sobre o tema! Vamos lá?

1- Alcance

A primeira métrica se trata do índice de alcance das suas publicações. Será que seu conteúdo foi visualizado por seu público? Ele chegou até pessoas de outras regiões ou de outros países? O papel dessa métrica é justamente analisar isso.

É muito importante prestará ar atenção a essa métrica, para que seu público possa receber o conteúdo que você está produzindo na rede social.

2- Engajamento

Já a métrica do engajamento mede o envolvimento do seu público em relação a sua publicação.

Afinal de contas, de nada adianta direcionar os seus esforços para um determinado público, se ele não está engajado com as suas publicações, não é mesmo?

Sendo assim, essa métrica dá mais clareza para o empreendedor se as suas publicações estão atingindo o público, ou até mesmo se elas estão chamando a devida atenção.

3- Taxa de Cliques (CTR)

A taxa de cliques é uma métrica que mede o desempenho das divulgações. Essa taxa é muito utilizada em conteúdos que redirecionam o cliente até um blog ou site, com o objetivo de atrair tráfego.

Por exemplo: se você presta serviços de manutenção de chiller, a partir da taxa de clientes, é possível saber se um cliente se redirecionou para o seu e-commerce por meio do clique.

4- Taxa de rejeição

Por fim, a taxa de rejeição mostra o quanto o seu público está rejeitando as suas publicações.

Ela é essencial para apontar os erros e identificar todos os ajustes que precisará fazer em suas ações.

Se você tem uma página de lona de caminhão nas redes sociais, essa taxa analisa fatores como descurtidas em sua página na rede social, denúncias diversas, números de pessoas que bloquearam o seu conteúdo no feed, entre outros.

Agora que você já sabe quais são as principais métricas para acompanhar as suas redes sociais, o que acha de adquiri-las e ter sucesso em suas estratégias? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

(BR) Luana
(BR) Shay