3 conceitos sobre gestão que você precisa saber

Aug 27, 2020 By Junior About Business

(BR) Venha descobrir neste post sobre os conceitos essenciais de gestão que você precisa saber!

Algumas pessoas parecem que nasceram com o dom para administrar, não acha? Não é raro encontrarmos exemplos de grandes empreendedores que conseguiram ter sucesso em seu negócio, mesmo que com pouca educação formal.

No entanto, atualmente, mesmo que o DNA de líder possa realmente existir, existem alguns conceitos básicos e essenciais que todo gestor precisa saber.

Conhecer esses conceitos sobre gestão certamente faz toda a diferença na hora de tomar decisões, planejar e elaborar estratégias, e até mesmo no momento de analisar os seus resultados.

Ter esses conhecimentos pode “apagar muitos incêndios” que sua empresa tenta resolver no dia a dia.

Ou seja, se você é um empreendedor e atua com disco flap, produtos de decoração, serviços especializados, entre qualquer outro, estar por dentro desses conceitos é essencial!

Pensando nisso, nós elaboramos este post exclusivamente para explicar sobre cada um desses conceitos de gestão. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

1- Gestão 4.0

O conceito de gestão 4.0 vem da Quarta Revolução Industrial, que por sua vez, tem como foco automatizar uma série de processos, integrar departamento e realizar a conexão a internet de muitos dispositivos empresariais.

Em outras palavras, a ideia da gestão 4.0 é fazer com que os empreendedores automatizar muitos dos seus processos, fazendo com que os mesmos possam ser realizados de maneira mais ágil e prática, além de diminuir o tempo e esforço.

Em uma fábrica de moinho de milho, a gestão 4.0 pode fazer com que o tempo de produção seja reduzido, enquanto a produtividade aumenta e as estratégias sejam mais precisas.

2- Análise SWOT

Outro conceito básico e essencial sobre gestão que você precisa saber é a Matriz SWOT. Também conhecida como análise FOFA, essa matriz possui quatro análises:

  • Forças;
  • Oportunidades;
  • Fraquezas;
  • Ameaças.

Embora esse não seja um conceito de gestão recente, a matriz SWOT se tornou fundamental para qualquer empreendedor que queira saber sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, assim como as oportunidades e ameaças que o seu mercado apresenta.

3- Pirâmide de Maslow

Outro conceito essencial sobre gestão é a chamada Teoria das Necessidades, ou Pirâmide de Maslow. Esse conceito basicamente aborda a ordem das prioridades humanas.

Na base da pirâmide, por exemplo, estão as necessidades fisiológicas, seguidas por segurança, desejo de pertencimento e reconhecimento. Já no topo da pirâmide, está a autorrealização.

Esse conceito é muito importante para que um empreendedor consiga liderar e ouvir a sua equipe. A partir da pirâmide, é possível ter um melhor reconhecimento dos desejos e necessidades de cada um.

Se sua empresa atua com outsourcing de impressão, por exemplo, e visualiza funcionários desmotivados, observar as suas determinadas necessidades juntamente ao conceito da pirâmide pode trazer mais clareza para solucionar problemas.

Agora que você já conhece os conceitos essenciais sobre gestão, o que está esperando para aplicar algum deles em seu negócio e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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