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Storytelling: era uma vez, o sucesso do marketing…

07 de junho de 2018 Por Thaiane Sobre Branding

Nem preciso começar dizendo que vivemos em um mundo globalizado onde consumimos milhares de informações em questão de minutos graças as redes sociais, né? Acho que isso ficou bem claro para todo mundo durante o dia a dia.

Mas como fazer sua empresa se destacar em meio a tanta informação? Como o seu produto pode ganhar destaque em meio a tantos que são divulgados diariamente?

Nada como uma boa história para ganhar a atenção do público...

Era uma vez um mundo onde as pessoas eram conquistadas por histórias, e esse mundo é o que vivemos!

 

Sim, vender já não é mais a mesma coisa de alguns anos atrás. Com os diferentes meios de comunicação e as novas gerações, vender acabou se tornando uma tarefa um pouco mais complicada… afinal, como explicamos no post sobre os Millennials, a geração que mais consome atualmente procura por uma relação mais íntima e duradoura com a empresa que pretende fazer negócio.

Quem sã0? Onde vivem? Como consomem? Saiba tudo sobre a geração do milênio! 

As pessoas não compram somente por conta do produto, mas, principalmente, pelo motivo que a empresa o vende. Por isso, é essencial que você conheça a técnica do Storytelling.

O que é Storytelling?

Storytelling é uma forma de contar histórias envolventes, que conquistam as pessoas e, consequentemente, as influenciam na compra. Além disso, esta ferramenta pode ser utilizada de diferentes formas dentro de uma empresa, seja na hora de formular o branding, ou durante o processo de vendar out e inbound.

 

Como dito anteriormente, as pessoas querem saber o motivo pelo qual você vende, e essa tática foi usada pela agência na produção do vídeo institucional da Construtora Miquelão, confere aqui:

Branding: quando o produto se transforma na tua marca! 

Garantia de sucesso!

Muitas marcas utilizam da prática do Storytelling para persuasão, pois já entenderam que esta é a forma mais garantida na hora de conquistar o seu público.

 

O Airbnb, por exemplo, vende toda uma experiência de pertencimento em suas campanhas e anúncios.

 

Mas você sabe né, temos um exemplo que está muito mais próximo de nós e que exemplifica muito bem o resultado de uma boa storytelling…

Você com certeza já dever ter comprado uma rifa, ou um bingo, ou qualquer outro tipo de sorteio que é feito para um bem maior? Ajudar na formatura, na reforma da igreja, uma pessoa que precisa de ajuda.

Você nunca compra pelo prêmio, apesar de alguns até chamarem a atenção, você compra pela historinha, pela pessoa que está te vendendo, os motivos são sempre muito convincentes e acabam atingindo nosso emocional.

Além disso, frente a esse cenário saturado, saber contar uma história de forma clara e concisa se apresenta como uma vantagem competitiva diante da concorrência.

Por isso, se você atua com equipamentos de combate a incêndio, entre outros, o Storytelling é uma excelente alternativa para que a empresa se destaque e se desenvolva de forma sustentável. Abaixo, veja mais algumas das principais vantagens do método Storytelling:

  • Criar líderes: ao aplicar o Storytelling em sua empresa,  é possível garantir que a sua marca seja conectada à mensagem e até mesmo se destaque de concorrentes de mercado.
  • Transmite personalidade: além disso, a técnica também tem como finalidade transmitir a personalidade de uma empresa por meio de histórias narradas.
  • Atinge o emocional: sabemos que estratégias mais humanizadas têm a capacidade natural de alterar nossos sentimentos. E uma boa história é a melhor maneira de atingir o coração dos consumidores.

Vale lembrar que o método Storytelling pode ser realizado por empresas de todos os portes e segmentos, sejam comércios, indústrias de lavadoras de alta pressão profissional, restaurantes, entre outros.

Mídia e Planejamento: ganhe mais gastando menos! 

Como aplicar o Storytteling para a minha marca?

 Não há uma receita certa para criar uma Storytteling, afinal, tudo depende dos efeitos que ela causa no seu público. Mas temos algumas dicas que podem te ajudar a garantir bons resultados.

 

  • ✔ Utilize de imagens, vídeos, música e tudo que estiver ao seu alcance para atrair visualmente o seu público. Dados mostram que 79% das pessoas não param para ler conteúdos muito longos, dando apenas uma breve olhadinha nos famosos textões do Facebook. Por isso usar de conteúdo multimídia auxilia muito na hora de escrever sua história, pois a torna verdadeira, envolvente e emocionante;

 

  • ✔ Responda às seguintes perguntas: Se você atua com tubo de cobre 3 8, por exemplo, por que você está contando esta história? Para quem você a está contando? Por que estas pessoas precisam conhecer? Como você pretende fazer com que estas pessoas conheçam sua história? É necessário conhecer tanto do seu produto quando do seu público, somente dessa forma será possível entender e descobrir a melhor forma de conquistá-los;

 

  • ✔ Responda as seguintes perguntas: Por que você está contando esta história? Para quem você a está contando? Por que estas pessoas precisam a conhecer? Como você pretende fazer com que estas pessoas conheçam sua história? É necessário conhecer tanto do seu produto quando do seu público, somente dessa forma será possível entender e descobrir a melhor forma de conquista-los;

 

  • ✔ Crie um cenário perfeito e o desconstrua através de um problema, faça com que o público torça para que a sua marca apresente a solução. A maneira mais fácil de conquistar as pessoas é dando a elas o que tanto buscam;

 

  • ✔ Além de uma solução, proponha uma alternativa, dê a opção de escolha para que a pessoa possa interagir com a sua história. Ensinamentos também são sempre bem-vindos ao longo de boas histórias, assim como as da Coca-Cola, que propõe uma família mais unida.

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Storytelling

 

 Os diferentes tipos de Storytelling

Existe diferentes maneiras de contar uma história, e nós separamos 4 diferentes formas que conquistam rapidamente uma pessoa, e com certeza você já foi pego por alguma delas, ou todas!

 

  • ✔ A fama chega para todos: Essa forma de Storytelling é usada especialmente em palestras motivacionais, onde o palestrante que possuía um problema específico descobre algo surpreendente que o leva a fama, e agora ele pode fazer com que você também alcance o sucesso;

 

  • ✔ Uma pessoa comum: Você é assim como qualquer outra pessoa, porém, ao realizar certa ação passou a se tornar um herói e assim conquistou milhares de pessoas a sua volta;

 

  • ✔ História de superação: Seus fracassos o fizeram ser quem é hoje e por isso não há motivos para escondê-los. Incentivo é um forte que você possui e o faz capaz de tornar as outras pessoas melhores também.

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E a prática mais comum entre todas… A jornada do herói! Você pode não ter ouvido falar sobre a jornada do herói ainda, mas com certeza já foi conquistado por ela. A jornada do herói, apesar de ser frequentemente usada por roteiristas de grandes trilogias do cinema, como Harry Potter e Senhor dos anéis, acabou se tornando comum no meio publicitário também.

 

Neste tipo de história o herói tem uma vida normal, até que recebe o chamado para uma grande aventura e resiste. Ao encontrar com um grande sábio, aceita a missão, passando por diversos problemas que o fazem mudar e superar os desafios. Dessa forma o herói volta para sua vida e se torna uma grande inspiração para os demais.

Parece impossível aplicar a jornada do herói na história da sua empresa? Deixa eu da um exemplo nosso então…

 

Este VT, criado por nós da Ade e produzido pela produtora Terra Verde foi pensado para o público jovem, noivos, recém-casados e a procura de um apê, relacionando com as fases da vida.

 

Precisamos entender nosso publico e comunicar de acordo com ele. As novas gerações buscam por maior interação com as marcas e a prática do Storytelling com certeza pode fazer com que a sua conquiste diferentes públicos, tudo depende de como você irá contá-la.

 

E aí, quer escrever uma história cheia de resultados para sua empresa com a gente? Entre em contato conosco.

E assim, cliente e a Agência Ade! foram felizes para sempre. Fim!


 

Storytelling inbound #marketing #branding
Thaiane
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