Já falamos isso em vários posts anteriores, mas é sempre bom destacar: a geração que mais compra atualmente busca muito mais do que apenas conhecer os produtos ou serviços da sua empresa, eles querem um relacionamento sério com o seu negócio. A geração Y gosta de receber atenção e de saber tudo o que acontece dentro da sua empresa, desde como funciona o processo de fabricação de um produto, até os valores que ela segue.
Parece difícil destacar-se em meio a tantos anúncios de grandes empresas, eu sei, mas quando você tem uma boa equipe de social media cuidando das redes sociais da sua empresa é possível fazer sucesso rapidinho através de publicações virais!
O que é o Social Media?
Trabalhar nas redes sociais da sua empresa deixou de ser uma opção. Atualmente é obrigação estar presente no Facebook, Instagram, Linkedin… e tornar sua empresa visível no meio de tantas outras é tarefa exclusiva do Social Media, que cria anúncios e administra suas contas nas diferentes redes sociais.
E nem vem me dizer que o seu sobrinho que vive em frente da tela de um PC pode fazer este trabalho. Criar de 1 a 5 publicações semanais exige muito mais do que estar por dentro dos últimos memes. É necessário saber a forma correta de comunicar com o seu público-alvo, planejar e criar conteúdos envolventes e criativos, afinal, somos responsáveis por influenciar na decisão de compra.
Estudos mostram que 87% das pessoas estão conectadas as redes sociais, já pensou deixar esse tento de gente em quaisquer mãos? O Social Media leva a função de fidelizar clientes possível através da internet, evitando erros na hora de informar e vender, o que pode ser uma tarefa difícil, já que estamos lidando com diferentes perfis de pessoas, que interpretam nossas mensagens de maneiras diferentes.
Em outras palavras, o Social Media se trata de um conjunto de plataformas online de comunicação que estabelecem uma conexão entre várias pessoas em todo o mundo.
Eles possuem diversas finalidades e cada uma delas é mais chamativa para um determinado tipo de público.
Inicialmente, as mídias sociais foram criadas para promover uma melhor comunicação e otimizar diversos processos de compartilhamento de informações.
No entanto, com o passar do tempo, além de muitas empresas (como indústrias de box blindex para banheiro) perceberem uma oportunidade para vender seus produtos e serviços, as mídias sociais também viraram espaço para que os negócios divulgassem seus produtos e pudessem ter uma melhor aproximação com seu público.
Se você possui uma empresa de reciclagem de lixo eletrônico, por exemplo, é possível postar e compartilhar informações relevantes, alcançar novos clientes e se comunicar de maneira mais otimizada.
Vale lembrar que o Social Media faz toda diferença para empresas de todos os portes e segmentos. Isso significa que, até mesmo se o seu negócio atua em nichos, como no caso de venda de sistema de combate a incêndio, é possível ter diversos resultados positivos.
Facebook é a rede social para minha empresa?
Engana-se quem acha que só do Facebook vive uma marca. Na verdade, a rede social do momento está deixando de ser a criada por Mark Zuckerberg. Pesquisas mostram que a nova queridinha tem tudo para ser o Instagram. (Que não foi criada pelo Zuckerberg, mas comprada por ele em 2012!)
Mas de nada adianta promover sua marca no Instagram quando a maior parte do seu público acessa o Facebook e vice-versa, não é?
Facebook VS Instagram
Em questão de usuários o Facebook está a alguns passos a frente do Instagram, pois possui 1 bilhão de contas registradas, enquanto o Instagram possui 500 milhões.
Mas será que esses números realmente interferem? Dados mostram que a interação e compartilhamento de conteúdo no Instagram é muito superior à do Facebook. E que o engajamento entre consumidor e empresa é 10 vezes maior no insta.
Você deve estar se perguntando qual é a melhor rede social para sua empresa, né?
Bom, nossa dica é saber segmentar seu público, conhece-lo e claro, marcar presença nas duas redes sociais mais usadas pelos Brasileiros, já que dessa forma fica fácil comunicar para um maior número de pessoas pelo Facebook e engajar o seu público pelo Instagram.
Sem Site, sem Like!
Para completar o trabalho do Social Media, uma ideia muito interessante é direcionar suas campanhas para o site da sua empresa, podendo divulgar seus produtos ou ainda traçar uma estratégia de Inbound Marketing (O que atrai muito a geração do momento!) através de um blog, por exemplo.
Os Millennials, ou geração Y, tendem a procurar por resenhas na internet antes de comprar um produto, eles buscam informações que você pode e deve oferecer em primeira mão!
Alcance pessoas
Agora que você já sabe tudinho que um Social Media pode fazer pela sua empresa, que tal vir bater um papo comigo, com o Orlei, Palomita e toda a equipe do Mkt Digital? Nós estamos cheios ideias e novidades para mostrar e fazer sua empresa bombar na web!
Ei, não fecha ainda! Dá uma olhadinha nos nossos trabalhos e conheça nossos cases de sucesso!