ROI: O que é e como calcular?

06 de julho de 2021 Por Paloma Costa Sobre Marketing Digital

ROI: O que é e como calcular?

Sua campanha de marketing está dando resultados?

Existe uma forma prática de analisar se as ações de uma campanha são ou não efetivas, se valem ou não o investimento. Pense da seguinte maneira, garantir que sua marca ou produto tenham uma estratégia de marketing e ações práticas é indispensável para que vendas sejam geradas, mas de nada adianta se o investimento nisso não traz lucros, se não vale a pena, mesmo que a longo prazo. 

É nesse momento de incerteza que o ROI entra!

O que é?

O ROI é o Retorno Sobre Investimento, a sigla vem diretamente do inglês, Return on Investiment, e trata justamente de analisar quantitativamente se o marketing de sua empresa está gerando resultados. Ou seja, ela apresenta números claros para que você saiba se o dinheiro que você aplicou no marketing vale o dinheiro que está retornando.

Claro, a métrica não vale apenas para isso. Pode ser aplicada para analisar o custo por visitante que chega ao seu site e se o tráfego vale o valor investido para atrair cada leitor.

O ROI também é utilizado por empresas que precisam saber se o dinheiro depositado na conversão de cada pessoa está voltando em forma de clientes e, consequentemente, de compras. Inclusive, saber se o valor na geração de cada lead é viável também pode vir através do ROI e, até mesmo, se sua equipe de vendas está conseguindo converter prospects em cada fase do funil de venda.

Dessa forma, ele facilitará a tomada de decisões internas: Você saberá se, de fato, os investimentos são válidos, se o orçamento disponível está sendo usado ou ainda é pouco e se precisa encontrar uma nova rota ou fortalecer a que já usa.

Como VOCÊ pode fazer esse cálculo

O primeiro passo para calcular o ROI é definir objetivos ou será apenas um número que não fará diferença para o futuro da sua empresa.

Nada de criar objetivos impossível ou não mensuráveis (não calculáveis), como se tornar a melhor marca do mercado, a mais vendida, a mais querida… Optar por objetivos pouco claros é um tiro no próprio pé, uma busca pelo tesouro sem tesouro no final.

Boas opções de metas são: aumentar o número de tráfegos, a cartela de leads, o número de conversões, as vendas. Lembre-se que cada uma delas precisa de estratégias próprias.

Mas podendo calcular, podemos trabalhar!

 

Faremos o cálculo para cada ação, afinal, têm formas diferentes de se chegar ao resultado, áreas afastadas e são efetivas de maneiras únicas. Portanto, precisará fazer o ROI para cada uma!

Reúna algumas infos importantes: montante gerado ao final de cada ação de marketing (ganhos) e o custo geral (o valor investido). Depois organize da seguinte forma:

O resultado mostrará quantas vezes o valor investido retornou. E se desejar isso em porcentagem basta multiplicar por 100.

A partir do resultado, o que devo fazer?

  • Transforme os números obtidos com o ROI em informações! Não deixe isso jogado no fundo da gaveta, analise o resultado e coloque em prática. Ele servirá de guia para suas decisões futuras;
  • Trate essas ações, de fato, como investimento e, se necessário, procure alguém que possa mensurar e reorganizar os números. Afinal, ninguém quer jogar dinheiro fora com estratégias mal feitas, então pense muto bem nisso;
  • Conheça sua persona e seus prospects. Isso vai te ajudar a só aplicar onde realmente terá retorno. Se você conhece o processo de compra, sabe exatamente onde criar uma ação de marketing para ajudar seu cliente a vir mais rápido ou tomar a decisão de compra com mais facilidade;
  • Faça isso com frequência. Mesmo que as coisas tenham dado certo em algum momento, elas podem não fazer mais. Marketing tem altos e baixos, vem e vai, ou seja, pode ser que sua estratégia perca a funcionalidade e deva ser reestruturada, talvez você precise de um novo caminho;
  • Continue aprendendo e descobrindo. Nosso blog tem várias dicas que tratam de marketing e que podem te ajudar;
  • Encontre uma equipe que consiga criar uma estratégia fortalecida, assim seus investimentos são, DE FATO, utilizados da forma certa.

 

E é aqui que nós, da Agência Ade!, entramos. Somos especialistas em marketing e temos uma equipe completa de profissionais prontos para atuar em áreas diferentes, seja através do seu site, das redes sociais ou em campanhas off. 

Então, que tal vir tomar um café aqui na agência para planejarmos uma estratégia de marketing perfeita para fazer o seu negócio decolar? ☕ Estamos à sua espera! 

Paloma Costa