ROI: Como definir e calcular

ROI: Como definir e calcular

26 de fevereiro de 2021 Por Sobre Marketing Digital

ROI: Como definir e calcular

ROI: Como definir e calcular

Você já ouviu falar em ROI e não sabe como definir e calcular? Então, chegou ao lugar certo!

O termo ROI significa retorno sobre o investimento. Ou seja, se você deseja saber quanto a sua empresa de montagem de tubulação, por exemplo, ganhou ao fazer investimentos, o ROI é a solução.

Mas, é necessário fazer a definição e cálculos para descobrir o seu retorno sobre investimentos no seu negócio. Primeiramente você vai precisar fazer o levantamento sobre a receita total, para começar a fazer o cálculo do ROI.

Quer saber mais sobre o ROI e como fazer o cálculo? Então, neste post vamos te explicar mais sobre o assunto. Ficou interessado? Continue lendo e confira!

Afinal, o que é ROI?

Certamente o seu primeiro pensamento quando se fala em ROI, é saber o que é e qual sua funcionalidade, não é mesmo?

Basicamente, como já mencionamos anteriormente neste post, o ROI é relacionado ao retorno sobre o investimento de uma empresa. Esse termo tem origem em inglês e significa Return on Investment.

Qualquer segmento pode fazer o cálculo, até mesmo uma empresa de amplificador de som profissional, por exemplo, ao aplicar os indicadores para analisar o ROI de seu negócio.

O ROI também pode ser utilizado para analisar as campanhas de marketing digital. Aliás, quem não deseja analisar em tempo real se as suas aplicações estão tendo efeitos positivos? É o desejo de qualquer gestor, né?

Pois bem! Agora que você já conhece mais sobre o significado de ROI e a sua finalidade, você também precisa saber como fazer o cálculo. Vamos lá?

Como fazer o cálculo do ROI?

Para realizar o cálculo do retorno sobre o investimento do seu negócio, é necessário, antes de tudo, fazer o levantamento da receita total.

Por exemplo, se você trabalha com as vendas de portas radiológicas, e possui ganhos de 50 mil reais e o investimento inicial de 5 mil. 

Assim sendo, faça o levantamento da sua receita total. Após isso, subtraia o valor de custos, e em seguida, divide o resultado pelo valor de custos. Assim, será o resultado do seu ROI. 

Para ficar mais fácil o entendimento, confira a fórmula abaixo:

Fórmula do ROI

ROI = (50.000 – 5.000) / 5.000

ROI = 9

Portanto, diante desse cenário, o retorno sobre o investimento foi de 9 vezes o valor inicial aplicado pelo seu negócio. Se desejar obter o resultado em porcentagem, multiplique o resultado por 100. 

Quais são os benefícios do ROI?

É fato que quando o assunto se relaciona a investimentos, é quase impossível deixar os benefícios de fora.

Sendo assim, fica claro que o ROI é um indicador indispensável para analisar o sucesso de uma organização. 

Além disso, permite a tomada de decisões assertivas, devido a melhor análise de resultados para estabelecer os objetivos que agregam valor à marca e melhores resultados. 

Assim sendo, o cálculo de ROI permite que o seu negócio aumente o lucro, pois proporciona a diminuição de gastos por meio da análise, e investir no que realmente é eficaz para a sua marca.

Por fim, outro benefício do retorno sobre investimento, é obter resultados de durabilidade. Afinal, isso é de suma importância para qualquer negócio. 

Agora que você já sabe sobre o ROI e como calcular, o que está esperando para colocar em prática agora mesmo em seu negócio? Gostou do nosso post? Conta pra gente! Não se esqueça de compartilhar com os colegas!