Quem não é visto não é lembrado: Saiba porque Networking é essencial – Agência Ade! Publicidade e Propaganda em Ponta Grossa e Curitiba - PR

Quem não é visto não é lembrado: Saiba porque Networking é essencial

12 de outubro de 2021 Por Paloma Costa Sobre Branding

Quem não é visto não é lembrado: Saiba porque Networking é essencial

Primeiramente…

Networking é um termo derivado do inglês e correspondente à palavra “network”, ou “rede de contatos”. É o ato de estabelecer uma “lista” de pessoas conhecidas e fortalecer sua rede de conexões profissionais trocando informações obtidas através da experiência.

A ideia é que exista uma colaboração entre os envolvidos de apoio mútuo e benéfico para ambos.  E isso se tornou tão importante que o networking corresponde à maioria das contratações do setor de marketing. De acordo com Lou Adler, CEO da Hiring Learning Systems e pesquisador da área, 85% dos cargos acabam sendo preenchidos por pessoas que chegaram até ali através da indicação de alguém.

Impressionante, né?

 

Quem não é visto não é lembrado

Networking não é só encontrar novos conhecidos. É se fortalecer no mercado de trabalho. Ele será responsável por garantir que sua imagem, ou de sua empresa, se mantenha presa à memória do outro, destacando seu perfil dos demais e possibilitando que tenham maior visibilidade em seu setor de atuação.

 

Benchmarking

Uma das muitas vantagens do Networking é que estar mais próximo de outras pessoas possibilita a análise de sua própria empresa em relação à concorrência, o que chamamos de benchmarking. Ou seja, Você pode encontrar na concorrência, respostas para perguntas relacionadas à sua marca ou descobrir um formato que o diferencie dos demais.

 

Oportunidades

Sua rede de contatos profissionais ajuda a se recolocar no mercado de trabalho ou encontrar oportunidades que se adequem melhor ao que deseja para seu futuro, com um salário melhor ou possibilidades mais agradáveis.

Nossa Head de Conteúdo, Marina Machado sabe o quanto o networking é essencial. “O fato de conhecer e me comunicar com várias pessoas sempre me inclinou a ter fácil acesso a vagas em empresas. Meu início na Ade!, por exemplo, foi através de networking. Quando eu trabalhava na assessoria de imprensa em outro local, precisei falar com Junior – CEO Ade! sobre um evento que a agência estava apoiando, na época e deixei o contato dele salvo. Então, quando quis entrar na Ade! tive esse acesso a ele de forma menos burocrática.”

 

Experiência

Seus contatos profissionais garantem que saiba onde começar em um primeiro emprego ou nova área. Muitas vezes, apresentar-se a alguém e explicar seu desejo de experienciar aquelas tarefas mostra proatividade. Além disso, é provável que ofereçam novas vagas a conhecidos devido à alta confiança que o relacionamento oferece.

 

Informações

Tem dúvidas? Procure por profissionais experientes no assunto e entre em contato. Se apresente educadamente, conte porque valoriza o trabalho deles e como poderiam te auxiliar. Lembre-se, conhecimentos práticos não precisam, necessariamente, serem construídos apenas por você. Com o networking isso acontece à muitas mãos.

 

Autoridade

Ser autoridade na área é estar disponível para responder perguntas. Quanto mais pessoas você conhece mais chances tem de ser reconhecido como autoridade.

No entanto, lembre-se, precisa informar à sua rede de contatos o que sabe sobre o assunto. Então, forneça dados para que seja reconhecido como alguém que sabe o que fala.

Novamente, Marina nos diz “Minha comunicação interpessoal, constância em estudos para dominar vários assuntos, principalmente no que tange o marketing funciona sempre. Me possibilita desenvolver diálogos em diferentes canais e círculos de pessoas.”

 

Visibilidade

Voltamos à máxima: “Quem não é visto não é lembrado”. Seu crescimento em qualquer área depende de reconhecimento de muitas pessoas ou do público certo, e este você só encontra fortalecendo relações.

Quanto a este assunto, Marina também tem uma dica para compartilhar: “Outra coisa legal que o networking me proporciona é fechar contratos profissionais através do meu círculo de amizades pessoal. Sempre que acontece algum jantar, churrasquinho, enfim, falo sobre meu trabalho e as pessoas que têm algum negócio se interessam. […] Saber se vender o tempo todo e fazer isso de forma espontânea é essencial. Eu falo do meu trabalho na academia, no fim de semana com amigos, com a família… mas sempre de forma leve e despretensiosa.”

Com isso, pode divulgar seus serviços, ensinar, fazer parcerias e estabelecer muitas outras ações que só poderão te fortalecer.

 

Expansão

Para crescer, precisa garantir que o número de pessoas que reconhecem seu trabalho seja crescente. Isso abre espaço para que mais conhecidos se interessem pelo que faz e decidam investir. Somente essa confiança possibilitará que sua marca cresça em um ambiente tão competitivo.

 

 

Networking pode te possibilitar uma infinidade de possibilidades. Comece agora mesmo, venha tomar um cafézinho aqui na agência e conversar com nossos especialistas.

Paloma Costa