Os principais indicadores para aplicar no seu negócio

06 de agosto de 2020 Por Camarguinho Sobre Planejamento

Venha descobrir neste post sobre os indicadores de desempenho essenciais para aplicar no seu negócio!

Os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs, são tipos de métricas que quantificam a performance do seu negócio de acordo com os seus objetivos organizacionais.

Esses indicadores possuem uma contribuição significativa no controle da empresa. Afinal de contas, são justamente eles que mostram para o negócio a sua real situação.

Se sua empresa atua com produtos como insumos para cerveja, com os indicadores, é possível saber quantos visitantes acessaram o seu site durante o mês, se o índice de vendas está razoável, como está o seu controle financeiro, entre outros, por exemplo.

Para que seja possível ter sucesso ao trabalhar com os indicadores de desempenho, é necessário entender quais o seus objetivos e metas, além de estipular um bom planejamento estratégico.

No entanto, alguns indicadores de desempenho são essenciais para todos os tipos de segmentos e portes.

Neste post, nós iremos explicar sobre alguns deles. Quer saber quais são os indicadores essenciais para aplicar no seu negócio? Então continue nos acompanhando e descubra todos os detalhes! Vamos lá?

Indicador de lucratividade

O primeiro indicador de desempenho é o de lucratividade sobre o faturamento. Sabemos que a preocupação com o faturamento da empresa não é algo raro entre as empresas.

Porém, mesmo com toda atenção, muitas empresas acabam não prestando atenção no lucro líquido.

Por isso, o indicador de lucratividade auxilia o empreendedor a entender quais os melhores caminhos para seguir e ter os melhores resultados.

Esse indicador expõe os custos que a empresa apresenta e analisa a lucratividade do seu negócio, comparando-a com a lucratividade média do seu setor.

Valor do ticket médio

O valor do ticket médio é um indicador de desempenho que identifica a performance das vendas do seu negócio.

Por meio da análise do ticket médio, é possível saber quais dos seus clientes compram mais, além de descobrir quais os vendedores mais eficientes.

Se sua empresa atua com moinho de milho, entre outros, com os dados do ticket médio, você também pode identificar ações que maximizam os resultados ou que precisam de ajustes.

Nível de serviço de entregas

O KPI de nível de serviços de entregas pode revelar como está o desempenho da operação de transporte dos seus produtos.

Em outras palavras, esse indicador de desempenho mostra se a sua cadeia de suprimentos funciona de forma eficiente, se seus produtos estão sendo entregues no prazo adequado, e até mesmo para avaliar o desempenho dos seus fornecedores.

Índice de turnover

Por fim, o índice de turnover avalia o grau de rotatividade dos seus funcionários. Uma empresa de locação de empilhadeira que apresenta grandes taxas de turnover pode ter sinais de problemas de liderança, climas organizacionais e falta de reconhecimento de colaboradores.

Essa métrica é uma excelente alternativa para ajustar os processos internos e aumentar a satisfação dos profissionais.

Agora que você já sabe quais são os principais indicadores para aplicar no seu negócio, o que acha de utilizar algum deles e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Camarguinho