O que você precisa saber para investir no varejo online

30 de julho de 2020 Por Frodo Sobre Internet

Afinal, como começar? É um mercado concorrido? Qual estratégia devo usar para vender meus produtos? Neste post iremos te explicar tudo o que você precisa saber para investir no varejo online.

É fato: o brasileiro, assim como o restante do mundo, já estão muito familiarizados com o uso da internet, seja para compartilhar informações, interagir, ou até mesmo para fazer compras de produtos e serviços diversos.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito concluiu que cerca de 89% dos internautas de diversos países realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses.

Outra informação registrada em 2019 explica que o faturamento do comércio eletrônico brasileiro foi de R$ 75 bilhões.

E é por conta desses dados que mostram a evolução constante do e-commerce, que cada vez mais mais empreendedores estão se mostrando interessados em investir no varejo online.

Seja para comercializar produtos de decoração, materiais higiênicos, carrinho plataforma, dentre outros, o comércio digital chama cada vez mais atenção!

Mas, afinal, como começar? É um mercado concorrido? Qual estratégia devo usar para vender meus produtos?

Fique tranquilo! Neste post iremos te explicar tudo o que você precisa saber para investir no varejo online. Continue nos acompanhando para saber de mais detalhes:

O que é o varejo online?

O varejo online nada mais é do que a comercialização de produtos e serviços na internet. Esse processo é destinado em empresas que tem como o foco o consumidor final, ou seja, diz respeito às empresas B2C (business to client, ou negócio para cliente)

Além disso, também existem as transações das empresas B2B (business to business, ou negócio para negócio), que se trata de empresas que vendem produtos ou prestam serviços para outras empresas, como no caso de serviços de caldeiraria industrial.

O que é preciso para montar uma empresa no varejo online?

Antes de investir no varejo online e iniciar a sua jornada, é importante definir alguns pontos essenciais, como escolher para quem a sua empresa vai vender.

Nessa hora, realizar um plano de negócios e um plano de marketing vai ajudar você a escolher diversos fatores importantes, como as estratégias utilizadas para anunciar os seus produtos ou serviços, por exemplo.

Lembre-se de definir um publico, o seu segmento de atuação e estudar detalhadamente o seu mercado externo!

Como montar uma loja no varejo online?

Agora falando do lado prático, para abrir uma loja virtual é importante seguir alguns passos. Veja abaixo:

Plataforma

A plataforma será a base do seu negócio. Você pode escolher um site próprio, vender por meio das redes sociais, marketplaces, entre outros. Faça uma boa análise para escolher a plataforma ideal para o seu tipo de negócio.

Registro do domínio

Se você quer montar o seu próprio e-commerce, é essencial registrar um domínio exclusivo e que seja chamativo para seus clientes.

Formas de pagamento

Lembre-se de também escolher os meios de pagamento disponíveis, como o depósito em conta, boleto, paypal, cartão de crédito, e por aí vai.

Frete e logística

Outro passo essencial é analisar como será a gestão de estoque e logística para a entrega das suas mercadorias. Se você vende cadeira elevador, por exemplo, é importante analisar o espaço disponível de estoque, rotatividade, meios de transportes, rotas, etc.

Agora que você já sabe o que é preciso para investir no varejo online, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Frodo