A cada quatro anos, ouvimos falar mais de futebol do que qualquer outra coisa, e com isso, diferentes marcas tentam usufruir da Copa do Mundo para atrair mais clientes para sua empresa através do marketing.
Conheça o Storytelling: a melhor forma para contar histórias de sucesso!
E se você também pretende usar deste evento para aumentar suas vendas, não pode esquecer que os fiscais da Fifa estão só esperando um erro seu para ganhar mais dinheiro!
Dá uma olhadinha nas regrinhas que a Fifa estabeleceu para utilizar de seus nomes na hora da comunicação. Bora marcar esse gol?
As Marcas da FIFA
“Copa do Mundo”, “Copa do Mundo 2018”, “Copa 2018”, “Rússia 2018” e “Fifa” são marcas registradas da Fifa, sendo de uso exclusivo de quem as registrou. Para que a sua empresa possa utilizá-las em alguma situação é necessário ser um patrocinador da marca. E as consequências no caso do uso não autorizado, pode custar a vitória desse jogo.
Conheça 7 palavrinhas que conquistam muitos clientes e a Fifa não vai proibir usar!
O mesmo ocorre com as imagens, se você não possuir direito de uso, não é adequado, por exemplo, usá-las no social media da sua empresa, mesmo que seja nos posts orgânicos.
Emblema e pôster oficial da copa do mundo, assim como a mascote, troféu e a tabela de jogos, são de uso exclusivo da Fifa e de seus patrocinadores. Não vá dar uma de pé murcho.
E pra quem está se perguntando sobre como eu posso estar reunindo todas essas informações proibidas aqui, não precisa se preocupar, tanto as palavras quanto designs da Fifa estão livres para uso editorial. (Ufa!)
Atenção aos detalhes!
Calma! Fazer marketing na copa não é tão difícil assim. A palavra “Copa”, por exemplo, quando usada sozinha pode ser utilizada em propagandas publicitárias. Mas, se acompanhada de 2018, ou Rússia, pode acabar deixando você de fora desse jogo.
E vale ressaltar também que a palavra seleção está livre pra uso, mas seleção brasileira não, e dessa vez a culpa é da CBF e não da Fifa.
Marketing de emboscada
Tá pensando em sortear algum prêmio para comemorar o Hexa do Brasil? Não pode! Realizar ações promocionais utilizando a copa só está permitido para os patrocinadores da Fifa.
Mídia e Planejamento: Ganhe mais gastando menos
Melhor guardar aquele IPhone para sortear num próximo evento…, mas dar aquele descontão conforme o placar do jogo são uma forma de atrair clientes curiosos e ainda ajuda a manter a paixão pelo Futebol viva na empresa.
Como fazer publicidade na copa?
Como tratamos em post anterior, a melhor forma de atrair clientes durante a Copa é investindo no Social Media. Estar presente nas redes sociais é muito mais do que um capricho da sua empresa, sendo essencial para divulgação de serviços e produtos, como também para a fidelização de clientes.
Saiba como aumentar as suas vendas com o Marketing de Relacionamento
Criar conteúdo relacionado a copa, trazendo curiosidades sobre a seleção, brincando com resultados e torcidas é uma forma rápida e fácil de conseguir envolver novos seguidores para sua página do Facebook ou perfil do Instagram.
Outra forma de atingir várias pessoas de uma só vez é através das Lives! Pesquisas mostram que a maior parte das pessoas que usam das redes sociais buscam por conteúdo visual, por não terem tempo e nem estarem interessados nos famosos “Textões do Facebook”. Além disso, as Lives são uma forma inteligente de interagir com o seu público-alvo.
Quem são? Onde vivem? Como consomem? Saiba tudo sobre a geração do milênio!
E se você pretende levar o marketing da sua empresa para além no Inbound, 3 formas fáceis de conseguir um bom retorno são através de ações de guerrilha, VT’s na televisão (Que terá bastante audiência em dias de jogo) e Spots nas rádios.
Vai deixa o placar a teu favor?
Segundo a estimativa da FIFA, 3,6 bilhões de pessoas estarão focados na Copa deste ano e você pode garantir que sua empresa chegue até uma porcentagem desse número.
Invista no Social Media, interaja com seus clientes e conquiste novos. A paixão pelo futebol une toda a nação e usar disso para aumentar suas vendas é fazer publicidade inteligente!
Conversa com a gente e vamos juntos trazer o troféu pra sua casa!