O melhor copo do mundo!

09 de fevereiro de 2015 Por Neto Sobre Tecnologia

kit-copo-americano-1351710871561_956x500

Nadir Figueiredo, esse nome não é tão familiar quanto deveria, porém esse cara é o responsável pela criação de uma das peças símbolo das casas das famílias brasileiras, o copo americano.

Hoje ele sobrevive e marca presença há 66 anos também em bares e botecos de todas as cidades.

Foi no início de 1947 que os primeiros copos americanos foram produzidos de forma manual, pela empresa Nadir Figueiredo. Em 2010, a empresa conseguiu adotar um processo que possibilita a fabricação de 480 peças por minuto, suprindo uma demanda constante.

Os copos americanos são muito populares em botecos e padarias e são companheiros de cafezinhos, pingados e daquela cervejinha gelada.

E por que se chama copo americano? Porque na época da sua criação, Nadir Figueiredo se inspirou em copos que eram produzidos somente nos Estados Unidos e, ironicamente acabou se tornando símbolo da cultura gastronômica brasileira.

Copo americano é sucesso

Em 2009, o copo americano ganhou destaque em uma exposição no MoMa – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque – e foi tido como símbolo máximo do design brasileiro. Os méritos foram todos dados ao empresário Nadir Figueiredo. E sim, Nadir era um homem.

Neste mesmo ano, os jornalistas da revista VIP e Exame escolheram o copo americano como o melhor copo para se tomar cerveja.

Quem foi Nadir?

Nadir era um jovenzinho quando decidiu abrir, no Largo da Liberdade em São Paulo, um pequeno espaço de consertos de máquinas de escrever e equipamentos elétricos. O tino para inovação já era visível, já que nessa época os aparelhos elétricos não eram nada populares.

O que poucos sabem é que a Nadir Figueiredo foi também uma indústria de armamentos de guerra e munição para as Forças Armadas, graças à Revolução Constitucionalista. Neste período houve a grande crise mundial e um de seus fornecedores de globos de vidro resolveu vender seu negócio e adivinhe quem foi o comprador? Aí o rumo da Nadir Figueiredo começou a ser definido.

Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2012/10/nadir-figueiredo.htmlhttp://www.viniciusdemello.com/
 
Neto