Novidade no ranking das mídias sociais

12 de agosto de 2021 Por Alana Sobre Mídias Sociais

Novidade no ranking das mídias sociais

Plataforma que demonstrou um grande crescimento nos últimos tempos, o TikTok tem passado por uma expansão cada vez maior, alcançando diferentes públicos e atingindo números que impressionam e superam as redes sociais norte-americanas, que costumavam ser líderes no assunto.

Segundo os relatórios de downloads trimestrais divulgados pelo App Annie nesta terça-feira (10/08), o TikTok lidera como o aplicativo mais instalado do mundo, ultrapassando o Facebook e outros app de sua propriedade, como o Messenger, Whatsapp e Instagram.

Desenvolvido pela empresa chinesa ByteDance em setembro de 2016, o aplicativo teve seu “boom” durante a pandemia. Com todo mundo em casa, procurando por formas de sair do tédio e de garantir uma distração segura, diferentes formas de entretenimento ganharam evidência como os reality shows e o TikTok.

A plataforma é composta por vídeos curtos e interativos que permitem dublagens, dancinhas e algumas “trends” em que você pode reproduzir a criação feita por outras pessoas. O conteúdo que parece não tomar muito tempo dos usuários é a fórmula perfeita para uma sociedade que vive no imediatismo e procura consumir conteúdos cada vez mais curtos.

Na teoria parece ótimo, mas esta forma de conteúdo é realmente viciante, quem nunca se pegou até altas horas da madrugada descendo a sua timeline/for you e vendo um vídeo aleatório de alguém limpando uma piscina, ou construindo uma casa, sem nem saber como você foi parar lá? 😅

Impacto na indústria musical

O formato atrativo que abraça diferentes públicos e oferece uma vasta diversidade de conteúdo, se tornou tendência do momento, impactando inclusive a indústria musical. Alguns artistas começaram a adaptar suas produções para um formato que possa ser feito no TikTok, aumentando o alcance e a reprodução das músicas. Se tornando um fator quase que determinante na hora de montar o tempo de refrão, melodia e coreografia, principalmente entre cantores pop.

Desta maneira, logo a plataforma chinesa viu seus números dispararem, alcançando a marca de três bilhões de downloads e se tornando o aplicativo mais baixado de 2021.

Influência nas demais redes

Normalmente o recurso de vídeos até está disponível em diferentes plataformas, mas não como função principal da rede. No entanto, não é de hoje que o uso de vídeos é febre e tende a viralizar facilmente online. Com redes antecessoras que abriram o caminho como o SnapChat e Vine, o TikTok tem como função principal a produção de vídeos de pequena duração.

Muito popular entre os jovens, o sucesso da plataforma influenciou no formato e recursos adotados por outras redes sociais. Como o YouTube, que criou o YouTube Shorts ou o Instagram, que passou a disponibilizar a ferramenta Reels permitindo a gravação de vídeos curtos, com efeitos e formato de edição bem similar ao do aplicativo chinês.

Com os recursos do audiovisual cada vez mais presentes, as demais redes sociais têm procurado se adaptar a essa demanda. Devido a isso, no final de junho deste ano, o CEO do Instagram Adam Mosseri, anunciou que a plataforma não é mais voltada para o compartilhamento de fotos, pretendendo focar ainda mais em conteúdos em vídeo.

 

Com o sucesso do TikTok a empresa passou a investir na monetização, permitindo que os produtores de conteúdo sejam remunerados pelas suas criações e incentivando ainda mais o uso da rede.

Apesar desta mudança de formato na produção de conteúdo causar uma certa insegurança em usuários que já estão acostumados com o formato antigo e que trabalham diretamente com isso, a transição deve ser feita aos poucos e é claro que sua produção de conteúdo pode ser adaptada para diferentes formatos. O que pode parecer um desafio no início, também pode ser uma oportunidade de pensar em diferentes maneiras e abordagens de explorar o seu conteúdo.

Não precisa abrir mão de um formato que já dá certo, mas é interessante começar a pensar em novas maneiras de explorar as redes sociais e usar o audiovisual como uma opção de apoio que tem tudo pra enriquecer ainda mais a sua produção de conteúdo.

 

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Alana