Mercado B2B e o crescimento no digital

30 de julho de 2020 Por Paloma Sobre Marketing Digital

Venha descobrir neste post sobre todos os detalhes do crescimento do mercado B2B no digital!

O universo digital já chegou em novos patamares. Nos dias de hoje, realizar compras em um website já é totalmente normal na visão da maioria das pessoas.

O comércio digital se iniciou no mercado varejista tradicional, ou apenas no varejo online, também conhecido como B2C, e agora, ele está se tornando cada vez mais popular no mercado B2B.

Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela Forrester Research, o mercado B2B tem o potencial de crescer duas vezes mais do que o B2C!

E ainda mais com a chegada da pandemia provocada pelo COVID-19, as empresas que atuam no Business to Business (como as que fornecem molas de compressão) estão ainda mais propensas a se reinventarem e, assim, aderirem ao e-commerce para manter o seu faturamento.

Ou seja, está sendo nítido a transformação dos negócios B2B em relação ao mercado digital.

Pensando nisso, neste artigo você irá conferir como está a expansão do mercado B2B em relação ao universo digital. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Afinal, o que é o mercado B2B?

O termo B2B é uma abreviação da expressão Business to Business, que por sua vez, pode ser traduzido como negócio para negócio.

Sendo assim, o mercado B2B diz respeito às empresas que compram ou vendem para outras empresas. Ou seja, se refere à transação comercial entre duas companhias.

Esse é o caso de indústrias que fabricam e fornecem caixa d’água 5000 litros para outros negócios, por exemplo.

Ou seja, quem consome ou utiliza determinado produto é uma outra empresa, e não o consumidor final, como no caso do mercado B2C.

Como anda o mercado B2B no digital?

O mercado B2B vem exibindo resultados cada vez melhores e significativos. De acordo com a mesma pesquisa, apenas nos Estados Unidos, as empresas B2B conseguiram movimentar US$ 1,1 trilhão em 2019.

E isso mostra que as empresas desse segmento já estão com outra percepção de mercado, e com foco em se reconfigurar de acordo com essa nova tendência de mercado, para conquistarem uma fatia mais expressiva do seu público.

Com a chegada do novo coronavírus, também houve a impossibilidade dessas empresas de continuar os seus atendimentos presenciais. Sendo assim, adotar o e-commerce está sendo uma excelente solução.

Empresas como o Bunge, empresa multinacional de alimentos, bioenergia e agronegócios, por exemplo, já decidiram mudar os seus processos rapidamente, implantando a sua própria loja virtual.

Por que o mercado B2B está crescendo no digital?

No mercado digital, uma empresa que atua no mercado B2B, comercializando produtos como cimento queimado branco, por exemplo, poderá ter uma série de vantagens, como:

  • Alcançar um público maior e mais diversificado;
  • Aumentar a sua demanda para todo território global;
  • Ter mais controle em repor seu estoque de produtos;
  • Ter um atendimento mais otimizado com as ferramentas de gestão online;
  • Entre outras vantagens.

Agora que você já sabe como o B2B está crescendo no universo digital, o que está esperando para fazer parte dessa revolução? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Paloma