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Gatilhos mentais: todo mundo já leu esse post, só falta você.

26 de setembro de 2018 Por Thaiane Sobre Branding

Você age de acordo com estímulos e motivações, não é mesmo? O seu cliente também! Por isso hoje nós vamos falar sobre Gatilhos Mentais, ou melhor, sobre como persuadir seu cliente para ter ainda mais resultados no seu negócio!

O que são gatilhos mentais?

Bom, provavelmente você já caiu em um dos gatilhos mentais quando clicou nessa publicação por conta do título. Inconscientemente temos tendência a reagir perante estímulos externos, sejam eles positivos ou não.

 

(No caso do nosso título, você sentiu uma sensação de urgência e necessidade de aceitação perante o meio social ao ler “só falta você”, por isso ficou tão curioso para clicar no link.)

 

Basicamente, os gatilhos mentais são eventos externos que podem provocar sintomas emocionais e que fazem nosso cérebro tomar uma decisão “automática”, ou ainda, segundo Robert Cialdini, autor do livro As armas da persuasão:

 

“Gatilho Mental é a habilidade de trazer pessoas para o nosso lado, mudando apenas a maneira como apresentamos nossos argumentos.”

 

Mas fica frio aí que ninguém tá controlando a tua mente! Os gatilhos mentais podem funcionar ou não com determinada pessoa, tudo depende das estratégias utilizadas na hora de aplicar um gatilho mental, já que você precisa liberar sensações boas no seu cliente, como confiança, desejo ou exclusividade e não memórias traumáticas, ansiedade ou pânico.

 

Um exemplo de gatilho mental muito comum durante as vendas é apelar para o emocional de uma pessoa usando memórias da infância ou a algum momento bom e comum em nossas vidas, como um jantar em família (Já veio várias propagandas que utilizam dessa imagem na sua cabeça, né?).

 

E nem sempre esta tática estará explicita em um comercial ou anúncio. Quando você está rolando a timeline do Facebook e vê uma propaganda com uma criança, não pensa em cuidado? Referências e easter egss são muito comuns para atingir o leitor.

 

Os 5 tipos de Gatilhos Mentais para você vender mais!

 

Existem entre 45 a 50 gatilhos mentais para você usar no seu negócio e entre estes há cinco que funcionam muito bem para garantir uma venda. Quer saber quais são?

Prova Social:

Abriu um novo bar na cidade onde todo mundo está indo e colocando fotos nos stories do Instagram, todo mundo mesmo… menos você. E claro, qual seria sua primeira reação quando chega o fim de semana? Conhecer esse lugar e postar muitas fotos nas redes sociais para que todos vejam que você também esteve lá e por isso faz parte desse grupo de pessoas!

 

É, não adianta, nós temos tendência de gostar de uma coisa só porque ela foi bem aceita pelo público. Por isso, que tal bombar as suas redes sociais, fazendo as pessoas interagirem com a sua marca e conseguir novos clientes por isso? Você sabe o que nós podemos fazer por você né? Vem ver!

 

gatilhos mentais

Urgência:

Lançaram uma edição limitada de qualquer produto de uma marca bem famosa por aí que você curte bastante, e claro, como qualquer edição limitada, essa também dobrou o preço normal do produto, mas se você não comprar AGORA, vai perder a chance de ter algo especial. Qual a sua reação? Comprar, mesmo com o preço lá em cima.

 

Se o negócio é vender com urgência e de forma rápida e fácil, você vai precisar ter um site lindão. Afinal, a melhor forma de anunciar está na internet e nós já deixamos nossa marca em vários sites de respeito por aí.

Novidade:

 FINALMENTE lançaram o IPhone 869S e mesmo que você tenha acabado de comprar o IPhone 869, precisa do novo modelo. Qual sua reação? Mesmo sem precisar, vai lá e compra, pois é a novidade no momento!

 

O novo atrai, encanta e faz você comprar sem ter necessidade. Como aplicar essa tática no seu produto? Que tal um Outdoor bem grande e bonito no centro da cidade e que chama bastante a atenção para um produto novo? Disso a gente entende bem!

 

Dor X Prazer:

Você tem um problema, que nem lembrava que tinha, mas viu uma propaganda na TV que o fez reconhecer e milagrosamente apresentou a solução junto. Qual a melhor forma de evitar a dor e ser beneficiado com o prazer da solução imediata? Comprando aquele produto!

 

Não adianta, somos programados para tentar evitar a dor a qualquer custo, por isso é tão fácil persuadir um possível comprador falando antes do problema que ele nem sabia que tinha. Agora, como fazer isso? Conte uma história para o seu cliente, apresente o problema e ofereça a solução. Que tal um VT para isso?

 

gatilhos mentais

Reciprocidade:

Recebeu um e-mail de uma empresa em uma data comemorativa ou ganhou um refri junto com a pizza de pediu? Como reagir a isso? Comprando novamente daquela empresa e pizzaria que lembraram com carinho de você.

 

Ei, você que está lendo, sabia que se preencher o formulário abaixo nós entraremos em contato com você rapidinho? Podemos nos conhecer melhor e estender nossa relação! Isso funciona com o Inbound Marketing (que nós manjamos muito, pode confiar!) e seu cliente, por mais que você não perceba, adora!

 

Não custa nada repetir!

Como falamos ali em cima, usar os gatilhos mentais não é uma tarefa simples, usá-los sem entender direito como eles funcionam pode ter um efeito muito contrário do que você planejava para suas vendas, afinal, como tudo na vida, os gatilhos mentais também possuem o outro lado da moeda, podendo fazer com que o seu cliente libere memórias traumáticas, por exemplo.

 

E já que falamos sobre reciprocidade e demonstramos estar interessados em bater um papo, que tal preencher o formulário abaixo? Tenho certeza que você está curioso pra saber sobre as outras formas de gatilho mental, né?

 

Deixa a gente mandar um oi pra você, preenche o formulário aí!


#ademesmo #marketing #adenauer
Thaiane
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