Endomarketing para aumentar a produtividade da equipe

30 de abril de 2020 Por Junior Sobre Endomarketing

Separamos 5 maneiras simples para você aplicar o endomarketing agora mesmo. Ficou interessado? Acompanhe!

Um dos principais desafios do mundo corporativo é saber como integrar e aumentar a produtividade da equipe. Afinal, os colaboradores são as peças fundamentais para obter resultados significativos e aprimorar o crescimento contínuo da organização. 

Por essa razão, o endomarketing vem conquistando cada vez mais espaço no ambiente de trabalho. Como o próprio nome supõe, o conceito trata-se do marketing interno, ou seja, do conjunto de estratégias inteligentes para manter a motivação e produtividade da equipe. 

Além disso, essas estratégias visam engajar os colaboradores, tornar o ambiente de trabalho agradável, promover uma imagem positiva no mercado e criar um relacionamento com o cliente por meio dessa ação. 

Aliás, quando o colaborador se sente confortável com a sua atividade profissional, ele transmite essa admiração a seu ciclo social, mostrando a empresa de forma mais humanizada e, principalmente, confiável. 

Quer saber mais sobre o endomarketing? Continue lendo este post para conhecer algumas maneiras simples de promover essa estratégia dentro da sua organização. Boa leitura!

5 maneiras de aplicar o endomarketing

O endomarketing é fundamental para alcançar resultados significativos. Ou seja, para manter um equilíbrio na produção, criar um novo projeto de spda e demais áreas, é preciso que a equipe esteja motivada e engajada nas soluções apresentadas pela marca. 

Pensando nisso, separamos 5 maneiras simples para você aplicar o endomarketing agora mesmo. Ficou interessado? Acompanhe!

1. Comunicação interna 

O ponto chave do endomarketing é a comunicação interna. Nesse sentido, é preciso abrir espaço para que a equipe apresente novas ideias, forneça feedbacks, comente a sua atividade profissional e, principalmente, relate as suas insatisfações. 

Além disso, é fundamental criar uma comunicação que envolva os colaboradores nas últimas novidades, tendências e informações. Para isso, a organização pode investir em boletins diários, e-mail, jornais, rádio ou murais. 

Nesse momento, o importante é ouvir os colaboradores e apresentar soluções efetivas para as suas indagações. Além de claro, envolver a equipe nas ações e informações a respeito da marca. 

2. Invista na capacitação dos funcionários

Outro aspecto fundamental para a construção de uma estratégia de endomarketing é a capacitação dos funcionários. Afinal, eles são a fonte de produção da sua empresa. E, por isso e por uma série de fatores, é preciso investir no desenvolvimento de suas habilidades. 

Para que isso aconteça, os gestores podem (e devem) investir em treinamentos, palestras, cursos, workshops, entre uma série de medidas. Como a empresa está investindo no desenvolvimento das suas habilidades, os colaboradores revertem isso em trabalho. 

3. Ofereça benefícios para a equipe 

Geralmente, as organizações oferecem vale refeição e transporte para equipe. Entretanto, é preciso ir além. Para que a sua companhia promova o engajamento dos funcionários, é necessário oferecer benefícios aos colaboradores. 

Nesse sentido, a empresa pode fechar parcerias com estabelecimentos para oferecer descontos e promoções, como em cinemas, teatros, academias, entre outros. 

Além disso, a promoção de uma política de benefícios pode se mostrar muito eficaz em relação ao engajamento dos colaboradores. Por isso, invista em cesta básica de alimentos, plano de metas e carreira. 

4. Realize eventos internos 

Os eventos internos são ótimas estratégias para integrar os colaboradores. Então, para que a equipe tenha mais contato com as ações corporativas, organize uma festa de junina, promova a comemoração dos aniversariantes do mês, festas de fim de ano, entre outros. 

O stand para eventos é o caminho para promover um ambiente mais leve e descontraído. Dessa forma, para que isso aconteça, você pode alugar um espaço ou contratar uma empresa especializada em eventos para realizar o projeto. 

Pronto para aplicar o endomarketing? 

Como podemos notar, o endomarketing é uma estratégia imprescindível para manter os colaboradores motivados e, consequentemente, contribuir com o crescimento contínuo da empresa. 

Por fim, expandir o engajamento do seu negócio fica muito mais fácil com a utilização das dicas acima. 

E você, o que está esperando para aplicar o endomarketing no seu negócio? Conta pra gente!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

Junior