E-Sports… Apenas “joguinhos”?

18 de março de 2015 Por Sobre Tecnologia

slide01

O que é E-Sports?

Esporte eletrônico é quando há uma competição entre dois ou mais jogadores fazendo uso de games para competir, neste ramo temos vários jogos a serem abordados porém focarei em somente três desses, conhecidos por apenas “joguinhos”.

 

 

Counter Strike

Muitos o conhecem, e o counter strike está “na ativa”, ele que era pra ser só um “MOD” de Half-Life acabou sendo um dos jogos mais jogados no mundo, que popularizou as Lan Houses, e está presente fielmente no E-Sports.

 

 

DOTA 2

Uma sequência de um jogo que revolucionou uma indústria de games, tem um gênero específico onde a estratégia é seu foco, DOTA 2 pagou cerca de 1 milhão de “doletas” para o vencedor do mundial desse mesmo game, a bagatela foi a mais alta de todas as competições de E-Sports já registradas.

 

 

League of Legends

Simple assim, League of Legends é o jogo mais jogado de todo mundo, seus princípios são complexos mas depois que se aprende se torna muito viciante, além de uma comunidade enorme, o E-Sports no famoso “LoL” é o maior em nível de desenvolvimento e patrocínio, por isso irei usar ele para retratar como funciona esse universo.

 

 

A competição

Após o cyber atleta entrar em um time de grande patamar ele consecutivamente terá uma gaming house. Além da equipe sempre ter um treinador para comandar o time, formular estratégias, analisar outros jogos, etc. Ele tem que seguir um horário para tudo, até mesmo para jogar…

Isso que muitos chamam de “joguinho” teve em sua final de campeonato cerca de 32 milhões de espectadores, além da consagrada banda Imagine Dragons que abriu o evento. Aqui no Brasil não foi tão diferente, o campeonato foi realizado em um grande estádio, o Maracanãzinho.

Galvão Bueno não chega nem aos pés do grande Gordox, a partida de E-Sports é muito parecida como a de qualquer outro esporte, até nos comentaristas, todo jogo possui comentaristas e analistas dando mais ênfase ao esporte.

E ainda tem os “pelés” do e-sports… Os “coréia” que são na maioria das vezes os melhores jogadores, dificilmente eles perdem, e com isso são contratados por diversos times ao redor do mundo, com sua extrema habilidade com diversos jogos e quase impossível vence-los.