Como surgiu o Dia do Beijo?

13 de abril de 2021 Por Paloma Costa Sobre Ade

O dia 13 de abril é considerado o Dia Internacional do Beijo. Hoje, pessoas de todo o mundo comemoram a data justamente… beijando.

No entanto, considerando o difícil período que temos vivido, isso só é possível entre quem vive junto. Os demais, pobres mortais, continuam à procura dos próximos lábios e devem se contentar em enviar umas beijocas à distância.

Vale lembrar que o beijo presencial é apenas uma das formas de se comemorar. Isso pode ser feito usando um perfume com o cheiro que ama ou comendo algo delicioso. Pode parecer estranho, mas faz sentido, pois beijar está conectado com o olfato e com a alimentação, fisicamente e psicologicamente, através da sensação de prazer. Afinal, beijar é uma das coisas mais prazerosas da vida.

 

Que história é essa?

De acordo com uma lenda, o fatídico dia foi 13 de abril de 1882, na Itália. Em algum vilarejo havia um belo rapaz italiano, de cachos dourados e pele bronzeada, estilo galã da novela das nove. Este era Enrico Porchelo, conhecido por, supostamente, ter beijado todas as garotas da redondeza.

A vizinhança fazia questão de esquentar a história sempre que esfriava. Já as jovens, apontavam umas às outras com acusações de que teriam se envolvido com Enrico e beijado antes mesmo de casar!

Cansado dos rumores, o padre decidiu premiar àquelas que não tivessem se deixado levar pela lábia do bonitão. Ele enterrou um tesouro considerável e prometeu que só contaria onde estava para as meninas que fossem o ver e jurasse perante Deus que não haviam beijado.

O problema é que todas foram ao seu encontro e declararam que não tinham tocado no dito cujo. Inconformado, o padre se recusou a deixar que o prêmio fosse divido entre as jovens, não informando ninguém sobre a localização.

A moral da história, crianças, é que um marketing bem feito tem um poder incrível. Enrico espalhou que havia beijado muitas e vendeu seu peixe tão bem que, mesmo sem beijar, todos acreditaram.

Pensando nisso, trouxemos uma pequena história para interligar dois temas que amamos e te ajudar a entender porque a data é importante: beijos e marketing.

 

Tá vendo como uma campanha de respeito pode garantir sua fama?

 

Devo admitir, essa última parte foi modificada. O fato é que ninguém foi ao encontro do padre, pois os rumores eram verdades. Porém, a parte do tesouro (dizem que) foi assim mesmo, ele continua enterrado pela Itália esperando para ser encontrado. E pensando nessa pandemia, tenho certeza que muitos iriam receber o prêmio casto, não é mesmo?

 

Essa história toda não tem nenhum embasamento teórico. No entanto, algo que realmente aconteceu foi a censura dos beijos pelo rei Henrique VI, em 1439, já que era responsável pela disseminação de bactérias.

A proibição de pouco valeu, apenas serviu como marketing de engajamento, criando ainda mais interesse no ato, pois “o que é proibido é mais gostoso”.

 

Nós, da Agência Ade!, desejamos que todos possam comemorar essa data trocando saliva, mas se não puder agora, logo terá outras chances, porque beijar é bom independentemente do dia.

E, se estiver interessado em ter um conteúdo de respeito, venha tomar um cafézinho com a gente 🙂 Somos a agência que mais cresce nos Campos Gerais e podemos te ajudar!

Paloma Costa