Como o storytelling pode garantir resultados

26 de maio de 2021 Por Paloma Costa Sobre Marketing Digital

Como utilizar o storytelling para garantir resultados

Você sabe o que é storytelling? É uma forma de narrativa que, quando utilizada no marketing da forma correta, pode gerar tráfego e conversões. Basicamente, é a arte de contar uma boa história e ganhar muito bem por isso.

 

Histórias de pescador ou storytelling?

O ponto chave de ser um contador de histórias é ser mestre na persuasão. É indispensável que o conteúdo que está escrevendo traga vida em cada detalhe, que tenha conexão com o leitor e provoque sensações mesmo sem que ele note.

Se fizer da forma correta, conseguirá transportá-lo até onde deseja.

E essa dica não vale apenas para informativos. Aqueles voltados para venda devem ser ainda mais humanos e cativantes, de outra forma, dificilmente criará uma narrativa. 

 

Storytelling é uma arte e eu posso provar! 

Quando falamos sobre arte, falamos sobre sentimento e o storytelling é utilizado para despertá-los no leitor. E não precisa ser algo complexo, algo simples e objetivo pode ter maior interação. 

Especialistas apontam que a técnica tem estratégias clássicas que moldam ideias e criam estruturas eficientes. Com o tempo, essas noções são adaptadas para seu próprio estilo.

Mas antes precisa conhecer alguns pontos:

  • Público-alvo

O ponto inicial de nossa jornada é saber para quem está escrevendo. Conhecer seu público-alvo ajuda a desenvolver conteúdos personalizados, que atraem a atenção especificamente do alvo.

  • Objetivos

O que você deseja? Tenha foco e estabeleça objetivos mensuráveis. Se puderem ser calculados, melhor ainda! Dessa forma, conseguirá repetir o que deu certo e modificar o que traz poucos resultados. 

Tenha certeza que seu conteúdo agrega valor e é relevante. E destacamos que relevância pode estar em qualquer coisa, desde que tenha uma ação que consiga determinar.

  • Tipo de conteúdo

Deixe claro o que está escrevendo, como irá ajudar a engajar seu público e alcançar o objetivo. É informativo? Comercial? Auxiliar? Estrutural? O storytelling pode ser aplicado a qualquer um, só precisa ser bem executado.

 

As mil e uma noites do marketing

As Mil e uma Noites é uma coleção de livros do século XII e, basicamente, é melhor que muitos ebooks para aprender sobre storytelling.

Fala sobre a história do rei Shariar que decapitava todas as moças com quem casava após a noite de núpcias. Até que conhece Sherazade, storyteller da melhor espécie, a qual conta uma história tão longa que dura 1001 noites.

Todas as noites, contava um pouquinho e terminava em um cliffhanger tão intenso que acabava não sendo morta pelo rei já que este ficava engajado e queria ouvir mais. A história era tão bem contada que, depois de 1001 noites, Shariar acabou apaixonado e desistiu de matá-la.

Que conteúdo hein, amigos?

 

Quer contar histórias tão boas que anulem sua sentença de morte no mundo digital? Então confere esse checklist:

  • Planeje com antecedência, estabeleça um começo, um meio e um final ou tudo pode sair do controle;
  • O ideal é que conheça a Jornada do Herói e consiga adapta-la;
  • Apresente cases anteriores para humanizar a comunicação, isso dá confiança e fortalece o relacionamento;
  • Traga à tona um assunto interessante, seja cultura pop, datas comemorativas ou um meme que está em alta. Fizemos isso em outro conteúdo, carregado de storytelling;
  • Tenha personalidade e deixe que sua marca tenha também;
  • Escreva com gosto e pense em cada palavra para que a leitura seja fluida;
  • Inclua dados externos confiáveis. Por quê? Porque em média apenas 20% das pessoas que abrem um conteúdo realmente leem. A maioria passa os olhos e, nesse momento, os números se destacam;
  • Cite especialistas, o famoso “Fulano estava comigo e pode provar.”;
  • Trate seu texto como uma imagem e torne-o mais atrativo, é muito mais fácil acompanhar tópicos ou listas;
  • Revise pelo menos 3 vezes e, se possível, deixe para ler na manhã do dia seguinte, quando estiver descansado.

Storytelling

 

Mas e como garanto resultados?

Se ainda tiver dúvidas, mantenha o foco na persuasão.

Deixe a criatividade fluir. Esta é como um músculo, quanto mais exerce mais forte fica. Continue escrevendo, aos poucos conseguirá medir cada palavra e trazer resultados.

 

E claro… você pode bem agendar um cafezinho com a gente que te ajudaremos nessa missão de contar boas histórias na sua rede digital

 

Foi isso que nossos especialistas fizeram para que nos tornássemos a agência que mais cresce nos Campos Gerais 😉

 

Paloma Costa