Você sabe o que é o modelo Canvas? Essa ferramenta está se popularizando a cada dia entre as empresas ao redor do mundo.
Ela auxilia os empreendedores em seu planejamento e gerenciamento estratégico, além de também permitir que o negócio se desenvolva com mais segurança e organização e minimize suas falhas.
Basicamente, a sua estrutura conta com nove blocos base, onde você pode criar ou adaptar as informações contidas para organizar todas as suas estratégias.
O Canvas é uma ferramenta muito semelhante a um plano de negócios, porém, enquanto o plano costuma ser um documento longo, detalhado e que não permite modificações drásticas, o Canvas é otimizado e qualquer empreendedor por utilizar!
Ele também é totalmente personalizável: se sua empresa fornece broca de aço rápido, por exemplo, e deseja aumentar o seu faturamento em 15%, o modelo Canvas irá se adaptar totalmente aos seus objetivos e garantir mais organização e gerenciamento das tarefas.
E se você se interessou por essa ferramenta inovadora, neste post iremos te explicar como é possível desfrutar dos seus benefícios e ter um planejamento eficiente. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de acompanhar nosso conteúdo!
1. Estude sobre cada etapa do modelo
Como mencionamos, o modelo Canvas é uma ferramenta separada por nove blocos. Cada um deles possui uma determinada finalidade. Atualmente, os blocos são:
- Segmento de clientes;
- Proposta de valor;
- Canais;
- Relacionamento com clientes;
- Fontes de receita;
- Recursos principais;
- Atividades-chave;
- Parcerias principais;
- Estrutura de custo;
Cada uma dessas atividades estão ligadas diretamente com todos os departamentos da empresa.
Uma dica interessante que pode ser aplicada antes de iniciar o seu planejamento para o Canvas, é identificar todas as necessidades que a sua empresa enfrenta, em cada um dos departamentos.
2. Crie metas mensuráveis
Após identificar as necessidades, é hora de definir de maneira detalhada todos os seus objetivos para cada um dos blocos.
Lembre-se que essas metas precisam ser mensuráveis. Se sua empresa vende isolador de pino polimérico 15 kv, por exemplo, e quer aumentar a quantidade de produção, procure especificar em números e porcentagens que possam ser alcançadas pela empresa.
3. Liste todas as tarefas a serem executadas
Para o cumprimento de todos os objetivos, liste também quais serão as tarefas a serem executadas, assim como os respectivos prazos e quem irá se responsabilizar por ele.
Neste momento, é importante que os cargos e atividades estejam bem separados e subdivididos. Quanto maior for o nível de detalhe e planejamento, maior serão as chances do objetivo ser cumprido.
4. Acompanhe todos os processos
Por fim, não deixe de acompanhar cada processo e analisar se ele está dentro do prazo, assim como identificar, no meio dos processos o que pode ser melhorado, dispensado ou até mesmo substituído por outra estratégia.
O monitoramento das ações é uma das etapas mais importantes para que todo o planejamento seja realizado com segurança e qualidade.
E o modelo Canvas é uma das ferramentas mais adequadas para que o seu processo de planejamento, implementação e monitoramento seja alcançado com mais facilidade e tranquilidade!
Ele serve para todos os segmentos e empresas de todos os portes, seja um pequeno escritório de advocacia, ou uma grande empresa de caixa de contenção de água, entre outros. E aí, gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.