Branding: quando o produto se transforma na tua marca

04 de maio de 2018 Por Thaiane Sobre Branding

A grande promessa para o sucesso da sua empresa é o Branding, processo que da vida e personalidade a marca, que a torna conhecida e querida por você e por todos.

Quando você se corta provavelmente utiliza um Band-Aid, certo? E adora comprar Danone e Chicletes no mercado, não é?

Na verdade, quando nos cortamos utilizamos de um curativo e quando vamos ao mercado gostamos de comprar iogurte e goma de mascar, mas como estamos acostumados a consumir estas marcas, acabamos por transformá-las no próprio produto.

Band-Aid, Danone e Chicletes são apenas três entre vários casos de Branding de sucesso. E hoje você vai descobrir como colocar a sua marca entre estes grandes nomes!

Conheça 7 palavras mágicas que conquistam muitos clientes.

Mas o que é o Branding?

Branding é o processo de estruturação de uma marca a partir de estratégias e ações que irão posicioná-la no mercado através de sua personalidade.

“Mas o que eu preciso fazer para que a minha marca seja querida?”

Naming:

O primeiro passo para sua empresa crescer é dar um nome a ela, mas não pode ser qualquer nominho, não! O nome da sua empresa irá acompanhar a história do seu negócio e posicioná-la no mercado. Por isso, todo cuidado deve ser tomado para tomar a decisão correta, para isso, tente responder as seguintes questões:

O nome soa atraente?
Ele é gostoso de pronunciar?
O nome pode ser pronunciado de alguma outra forma? Tem alguma letrinha que pode interferir na fala?
Há equilíbrio entre as letras, deixando o nome atraente visualmente?
Você consegue soletrar o nome com facilidade?
O nome carrega algum significado ou emoção?
E claro, a questão principal, o nome é criativo?

(Não soube responder alguma dessas questões? Deixa que o Camarguinho resolve pra você!)

Descubra como escolher um Naming para a sua empresa!

Conceito:

O que a sua marca pretende passar ao público? Quais são os seus valores? É importante que a sua marca tenha uma história antes mesmo de ser apresentada no mercado, pois é isso que dá a personalidade que o seu público irá admirar nela.

Marca:

Mudamos a nossa marca!

 A primeira impressão é a que fica. Por isso, bora caprichar nessa marca aí? Não esqueça, a marca será a cara do seu negócio e, assim como o Naming, a criação de uma marca depende de todo um processo de pesquisa e produção de experiências que irão definir o relacionamento do público com a sua empresa.

A marca fala por si e possui uma identidade própria que reflete os valores e princípios do seu negócio.

Mas como posso criar uma marca de sucesso?

Para construir uma boa marca, você vai precisar de um conceito, que nada mais é do que representar o que a sua marca pretende passar ao público.

Mas de nada vale um ótimo conceito sem as cores certas, não é mesmo? Através das cores estabelecemos relações visuais com o mundo. As cores são capazes de expressar, impressionar, construir e influenciar pessoas.

E não para por ai! Você conhece as leis de Gestalt? Elas são partes do comportamento do nosso cérebro que dominam a compreensão das formas visuais através de atalhos mentais.

(Complicado? Vem conversar com o Bolivia, Neto e Bolacha que eles te explicam direitinho como essas leis funcionam!)

E tudo isso alinhado com uma boa dose de criatividade que os nossos criativos têm de sobra, com certeza a sua marca dará o que falar!

(Quer saber uma curiosidade que pode ajudar bastante na hora de escolher a marca do seu negócio? Marcas que exploram os sentidos possuem mais chances de serem memorizadas pelo público.)

Branding

Ter uma marca bonita influencia no negócio?

Slogan:

Já pensou em como entrar dentro da cabeça do consumidor? Isso facilitaria bastante no posicionamento da marca, não é? E claro, é possível. O eslogan de uma empresa é a prova disso.

Mas, o que é um slogan?

Bom, talvez você não tenha ouvido falar dessa palavrinha antes, mas com certeza lembra de vários slogans famosos que “todo mundo usa” assim como a Havaianas.

Um Slogan nada mais é do que uma frase curta e de fácil memorização que segue o nome da marca, reforçando os diferenciais da empresa/produto.

Um bom slogan deve transmitir a personalidade da marca e fixar na mente do cliente igual música chiclete. além disso, é necessário que a marca expresse sentimentos, seja felicidade ou urgência.

(Não sabe como criar um Slogan criativo? Liga pro Orlei, o rei das promoções que também manja de slogan!)

Marketing e Mídia:

Chegou a hora de posicionar a sua marca!

Saiba como aumentar as suas vendas com o Marketing de Relacionamento!

É através do Marketing e da Mídia que podemos definir o sucesso ou fracasso do Branding de um negócio.

É preciso estar atento as mídias certas onde você irá anunciar a marca da sua empresa, criar campanhas envolventes e criativas para reforçar a marca e ações de marketing tanto online quanto impressas, pensando nos diferentes públicos que pretende alcançar.

(Mas não precisa se desesperar, a Tata e a Kim podem te ajudar nisso!)

E agora?

Bom, como você pode perceber, o Branding de uma marca envolve diversos fatores que precisam ser trabalhados e explorados com cuidado e amor, do jeitinho que a nós da Ade! trabalhamos, pois é através desse trabalho que a sua marca será reconhecida pelos consumidores!

Quer criar uma nova identidade para a sua empresa e aumentar seus resultados? Liga pra gente, manda um e-mail ou, melhor ainda, chega aqui na agência tomar um cafezão da Paloma e bater um papo.

Nós podemos transformar o produto na tua marca!  😉


 

Thaiane