Aprenda a gerar leads com inteligência comercial

10 de setembro de 2020 Por Overlay Sobre Marketing Digital

Venha descobrir neste post sobre como é possível gerar leads com a inteligência comercial!

Há muito tempo atrás, os métodos tradicionais de vendas que envolviam a geração de leads (potenciais clientes) não eram tão eficientes.

Afinal de contas, as equipes de vendas, na maioria das vezes, captavam leads que não faziam parte do perfil da empresa, assim como pessoas que não estavam preparadas para as compras.

Além disso, nem precisamos falar sobre as formas muito invasivas de abordagens de vendas, não é mesmo?

Quem há trabalhou na área comercial nesses tempos, sabe que os processos de marketing e vendas mudaram positivamente para os negócios.

Nos dias de hoje, com a chegada da inteligência comercial, é possível gerar leads de maneira precisa, estratégica e dinâmica.

Especialmente para as empresas do ramo B2B (como indústrias de placas de sinalização de segurança, entre outros), a inteligência comercial se tornou uma questão de prioridade, uma vez que ela é essencial para gerar leads e aumentar o faturamento.

E se você se interessou por essa estratégia, nós elaboramos este post para te mostrar como é possível gerar leads por meio da inteligência artificial. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

1. Analise sua concorrência

Uma das principais funcionalidades da inteligência comercial é a capacidade de analisar empresas concorrentes de maneira estratégica.

Por essa razão, em primeiro lugar, compare com detalhes a sua concorrência. Se você atua em setores mais específicos, como o de manutenção de aquecedor a gás, essa análise se torna ainda mais importantes para que seja possível criar ações de destaque.

Dessa forma, você conseguirá ter mais clareza sobre os pontos fortes e fracos da sua empresa, assim como os seus diferenciais no mercado.

2. Analise as suas oportunidades

Após realizar a análise da concorrência, com a inteligência comercial, também se mostra possível verificar todas as oportunidades que a sua empresa tem diante do mercado.

Aproveitar as maiores tendências no mercado é um diferencial e tanto para gerar leads e conquistar mais espaço em seu setor.

E a inteligência comercial neste ponto ao utilizar dados e informações que identificam as oportunidades do seu setor.

3. Análise de indicadores

A inteligência comercial também auxilia no acompanhamento e monitoramento das suas estratégias de geração de leads.

Sem indicadores de desempenho, você provavelmente não saberá quais são as estratégias de geração de leads mais eficazes e vice-versa.

Nesse momento,  a inteligência comercial reúne todas as métricas em relação aos leads gerados. Assim, você poderá identificar falhas e ajustes necessários, critérios de compatibilidade ideais para a empresa, chances atuais de fechamento de vendas, entre outros.

Como usar a inteligência comercial para gerar leads

Por fim, veja abaixo um exemplo de passo a passo para utilizar a inteligência comercial na geração de leads:

  • Utilizar o Big Data: com ele, você coleta e armazena uma grande quantidade de informações relevantes sobre os seus leads;
  • Inteligência comercial: após isso, realize a validação de dados, baseados nos critérios de inteligência comercial;
  • Relacionamento: aqui, é hora de fazer com que o lead mantenha o interesse em sua empresa e se desenvolva no funil de vendas. Se você atua com ensaios não destrutivos, por exemplo, o e-mail marketing é um ótimo exemplo para se relacionar com seu público!
  • Oportunidade de venda: por fim, aqui você recebe as oportunidades reais de vendas e desenvolve estratégias para fechar negócios e alcançar mais clientes

Agora que você já sabe como gerar leads com a inteligência comercial, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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