A Vida de Stephen Hawking

13 de janeiro de 2015 Por Sobre Curiosidades

stephen-hawkings

 

Stephen William Hawking nasceu em Oxford, em 8 de janeiro de 1942, é um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge, um posto que foi ocupado por Isaac Newton. Atualmente, é diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e fundador do Centro de Cosmologia Teórica da Universidade de Cambridge.

Seus principais campos de pesquisa são a cosmologia teórica e a gravidade quântica. Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos. E a gravitação quântica é o campo da física teórica que unifica a mecânica quântica (baseia-se em campo de partículas embutidas no espaço-tempo) com a relatividade geral ( modela a gravidade como uma curvatura no espaço-tempo que afeta o movimento das massas) formação de buracos negros.

 

'Hawking' Gala Performance at Emmanuel College in Cambridge, Bri

 

Hawking nasceu exatamente no aniversário de 300 anos da morte de Galileu. Em 1959, começou a estudar física em Oxford. Pouco depois do seu aniversario de 21 anos, percebeu que estava ficando cada vez mais desastrado. Caía, derrubava objetos, parecia não controlar direito o que fazia. Um dia, caiu de patins e não conseguiu levantar. Foi levado a um médico, que o diagnosticou com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença incurável que leva à perda de movimentos. O médico lhe disse que ele teria mais 2 anos de vida. Um tempo depois conheceu uma amiga de sua irmã, Jane Wilde, com qual ele namorou e casou (ele se apoiou numa bengala durante o casamento), e teve os seus 3 filhos. Sua saúde foi piorando e e ele parou de andar. Para se locomover, começou a usar uma cadeira de rodas. Nos anos seguintes, sua saúde foi piorando. E durante uma viagem para a Suiça (1985), ele pegou uma pneumonia, ficou tão debilitado que os médicos sugeriram desligar o respirador artificial que o mantinha vivo. Jane sua esposa não aceitou e levou o marido de volta para Cambridge. foi submetido a uma traqueostomia, cirurgia que colocou um tubo de ar em sua garganta, mas ele nunca mais falou. A partir daí, o físico se comunicaria usando um computador, com a voz eletrônica pela qual é conhecido. Em 1995, ele se divórciou de Jane e se mudou para outro apartamento, no qual morava com uma de suas enfermeiras, Elaine Mason. Eles se casaram, e Hawking viveu uma vida aparentemente feliz. Em 2007 o físico se separou da mulher, uma enfermeira fez uma acusação dizendo que a esposa agredia e humilhava Hawking. Foi morar numa casa em Cambridge, onde está até hoje, com uma governanta.

Para se comunicar, Stephen utiliza um tablet é instalado em um suporte de metal acoplado a um dos braços da cadeira, no menu há termos prontos, como “sim”, e uma lista de palavras em ordem alfabética, além da função soletrar. Um sensor nos óculos capta movimentos da bochecha usados para escolher as frases.

Algumas curiosidades sobre Hawking são bem interessantes, como a de seu apelido quando garoto era Einsten, devido ao sua dificuldade na escola. pois sua caligrafia era horrível, não gostava de matemática por ser fácil demais. Hawking não era um nerd isolado do mundo e que não queria saber nada além de estudar, Stephen fez parte da equipe de remo durante a faculdade, a qual se dedicava 6 dias por semana. Stephen também foi autor de livros infantis, que com a ajuda de sua filha Lucy, escreveram para apresentar para as crianças conceitos de ciências.

O Sr. Hawking também teve importantes participações na mídia, entre elas estão sua participação num episódio da série Star Trek: The Next Generation em 1993.

Em 1994 participou na gravação do disco do Pink Floyd, The Division Bell, fazendo a voz digital em “Keep Talking”. E em 2012, participou num episódio de The Big Bang Theory, onde conversa com Sheldon Cooper.

Finalmente para fechar este post, esse mês estréia no Brasil o filme A Teoria de Tudo, baseado na biografia de Hawking, que conta toda sua história, desde suas descobertas cientificas, seu romance com Jane Wilde, e a descoberta de uma doença motora degenerativa. O Ator Eddie Redmayne que interpreta Stephen no filme, ganhou o Globo de Ouro de melhor ator em filme dramático pela sua atuação. Não podemos perder esse filme né?