A importância da experiência do cliente

03 de setembro de 2020 Por Armando Sobre Marketing

Venha descobrir neste post sobre todos os detalhes da experiência do cliente e qual a sua importância!

Se você tem o seu próprio negócio ou é um conhecedor do marketing e do mercado, então sabe que a relação entre marcas e clientes está mudando!

Com o popularização da transformação digital, assim como o aumento das empresas no mercado, o consumidor está mais exigente e criterioso do que nunca – e com razão!

Por isso, hoje em dia, as empresas precisam se esforçar para conseguir mais destaque e diferenciais competitivos. É aí que a experiência do cliente aparece.

Por sua vez, a experiência do cliente se tornou um dos fatores mais relevantes para se desenvolver no mercado de forma consolidada.

Tanto é que muitos especialistas consideram o Customer Experience (CX) uma característica indispensável para as empresas do futuro.

E vale lembrar que isso vai muito mais além das estratégias de relacionamento entre o seu negócio e os consumidores.

Por isso, se você tem um comércio, fábrica de adesivos para parede, entre qualquer outro segmento, e quer conhecer mais sobre a importância da experiência do cliente em seu negócio, nós elaboramos este post para te explicar todos os detalhes sobre o tema. Continue nos acompanhando para saber mais! Vamos lá?

O que é experiência do cliente?

Basicamente, a experiência do cliente é todo contato e reação que o seu consumidor ou potencial cliente (lead) tem com relação aos seus produtos, serviços e a própria marca. E essa interação vale tanto para as formas de contato offline como online.

Em outras palavras, a experiência do cliente tem relação direta com à percepção com que os seus clientes têm da sua empresa.

Até aqui, ficou claro que pensar na experiência do cliente é o que pode definir o sucesso ou fracasso de uma organização.

Afinal de contas, enquanto clientes insatisfeitos deixam de comprar com a empresa e ainda compartilham a sua má experiência, os consumidores com boas experiências possuem altas chances de se fidelizarem e indicarem o seu negócio para outras pessoas.

E para aplicar a experiência do cliente em sua empresa, é preciso mudar se adaptar em alguns fatores, como:

  • Personificar o atendimento;
  • Facilitar os processos de compra e de comunicação;
  • Agregar mais conforto, segurança e diferenciação (especialmente no ambiente físico, como em uma fábrica de máquina de solda mig);
  • Prezar pela integração dos canais de relacionamento;
  • Fortalecer uma relação mais humanizada;
  • Acompanhar a jornada do cliente.

Por que devo investir na experiência do cliente?

Como mencionamos acima, a experiência do cliente já se tornou uma questão de prioridade para muitos negócios.

Além disso, a experiência também é uma tendência para o futuro: segundo uma pesquisa da New Voice Media, cerca de 58% dos consumidores nunca voltam a usar os serviços de uma empresa, após terem experiências negativas.

Já 69% recomendam a empresa para amigos após terem uma experiência de compra positiva.

Por isso, se você tem uma empresa de tratamento de água, por exemplo, a experiência do cliente pode alavancar o seu marketing boca-a-boca e a fidelização dos seus clientes, o que é crucial para o sucesso do negócio.

Agora que você já sabe sobre a experiência do cliente e qual a sua importância, o que acha de investir nessa tendência? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Armando