5 dicas para desenvolver um plano de marketing digital de sucesso

05 de outubro de 2020 Por Sobre Marketing

É inegável que vivemos na era digital e que as plataformas online tem grande importância para os consumidores, sendo assim sem modéstia podendo dizer que o sucesso do seu negócio depende diretamente da elaboração do seu plano de marketing para site ou blog.

É inegável que vivemos na era digital e que as plataformas online tem grande importância para os consumidores, sendo assim sem modéstia podendo dizer que o sucesso do seu negócio depende diretamente da elaboração do seu plano de marketing para site ou blog.

É comum que antes de realizar qualquer ação de divulgação online o plano de marketing não seja bem estruturado por parecer sempre uma parte muito tediosa, mas qualquer trabalho feito sem planejamento tem resultados catastróficos levando em conta que não possuem nenhuma definição de meta, objetivo ou cronograma.

Neste artigo, separamos 5 dicas para você desenvolver um plano de marketing digital de sucesso, e evitar perdas significativas para você e seu negócio.

1. Defina seus objetivos

Antes de tudo tenha muito bem definido quais são os seus objetivos pois dessa forma ficará muito mais fácil traçar um objetivo para o seu plano de marketing.

Os objetivos traçados são muitos, mais em sua maioria estão em:

  • – Trazer reconhecimento para o site, marca ou blog
  • – Gerar e localizar clientes em potencial
  • – Possibilidade de vendas de forma digital ou online
  • – Um bom atendimento para os clientes

Não deixe de lado também os prazos de realização de cada um desses objetivos, coloque um prazo base para a realização de cada uma delas e veja mensalmente se as suas expectativas estão sendo atingidas, assim você conseguirá definir as suas métricas de KPI’S.

2. Personifique o seu público

Antes de tudo é importante pesquisar as características do seu público, e construir estratégias para chegar até eles, no setor odontológico por exemplo ao fazer um conteúdo sobre ​implante dentário preço médio​ você precisa entender quem é o público que procura por esse procedimento e quais são os motivos que levam eles a escolhê-lo.Pois só assim você poderá traçar quais as ações que serão aplicadas para esse público.

Usando uma ferramenta de segmentação como Google Ads e Facebook Ad, você poderá direcionar as suas campanhas para os segmentos que realmente possuem interesse no seu conteúdo.

Criar uma persona de marketing também é uma das etapas que não podem ser puladas na construção da sua estratégia, uma persona de marketing é um consumidor em potencial que possui todas as características do grupo que você quer impactar.

Lembre-se o seu público alvo são os clientes que conhecem e gostam do seu conteúdo, já a sua persona são os clientes que você tem interesse em atrair e pode analisando-os desenvolver caminhos para conquistá-los também .

Em qualquer análise não se esqueça de saber anseios, vontades, medos, profissão e as expectativas que o seu cliente tem com o seu produto.

3. Defina os canais de marketing que irá utilizar

Os canais de marketing são muitos na internet, e para que você consiga estruturar bem a forma que você irá trabalhar é preciso conhecer todos eles e entender qual deles é o mais apropriado para o tipo de campanha que você pensa em fazer.

Não pense que pela variedade de canais serem muitas você precisa necessariamente usar todos, ou os mais caros, use aqueles que favorecem o seu trabalho e o seu projeto.

Uma boa estratégia é escolher os que mais parecem ser propensos a te trazer um tráfego de qualidade maior, trabalhar inicialmente com eles e acompanhar diariamente qual tem se adaptado melhor para a estratégia que você tem para o seu negócio, e descartar aqueles que não estão te favorecendo.

4. Saiba qual será o conteúdo a ser trabalhado e vinculado

Parece bobo, mas é muito comum no começo ao iniciar o trabalho com linkagem acabarmos nos filiando a parceiros que não envolvam o nosso conteúdo de maneira alguma.

Como dito antes, sobre o setor odontológico imagine a dificuldade de realizar um trabalho de linkagem sobre ​implantes dentários​ em um parceiro que trabalha no ramo de empreiteira?

Para a facilidade do seu trabalho, dos seus resultados e principalmente para que seu conteúdo seja visto de forma positiva pelos impulsionadores do Google invista apenas em parceiros que possam envolver de forma natural seu trabalho.

Também é importante lembrar que o consumidor moderno está em busca de informação antes de comprar qualquer produto! Tente estar a frente dele, e ao anunciar qualquer produto do seu ramo como por exemplo ​prótese sobre implante dentário​, imagine quais as dúvidas que ele possa ter sobre esse procedimento, o que pode ter feito ele procurar sobre e qual o seu diferencial entre os outros fornecedores.

5. Tenha um cronograma sobre as suas ações

Esse é um dos pontos mais altos para se construir uma sinergia com sua equipe sobre o marketing que estão se dedicando a fazer.

No marketing digital existe uma relação muito grande entre diversos canais, como por exemplo no setor promocional que pode ser otimizado ou visualizado através de pesquisas como ​quanto custa um implante dentário​, fora isso ainda pode desenvolvido um trabalho junto às redes sociais possuindo um uma grande alinhamento de veiculação.

Por fim, colocando essas dicas em prática ficará muito mais fácil de desenvolver um plano que te traga sucesso e bons resultado. Não se esqueça que o sucesso em qualquer área da vida chega através de dedicação e estratégias bem trabalhadas em conjunto com uma equipe bem qualificada.

Qualificar os seus funcionários, ou trabalhar do lado de profissionais capacitados aumentam as chances dos seus objetivos se tornarem realidades.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Vue Odonto.