4 dicas para criar conteúdos interativos

14 de julho de 2020 Por Paloma Sobre Mídias Sociais

Venha descobrir neste post sobre como é possível aplicar conteúdos interativos em suas estratégias de marketing para atrair, se relacionar e captar novos clientes!

A comunicação com os clientes já teve muitas modificações ao longo dos anos. E com a popularização do marketing digital, essas mudanças se tornaram ainda mais perceptíveis.

Basta olharmos para alguns anos atrás e vamos perceber o quanto a forma de comunicação mudou.

Se antigamente, uma empresa que vendia caixa d’água 5000 litros precisava aparecer na TV, jornais e revistas, hoje em dia ela precisa ser um destaque na web, por exemplo.

E nesse sentido, o conteúdo interativo é uma forma inovadora de lidar com as estratégias que permitem aumentar o engajamento da audiência com a marca.

O conteúdo interativo, ao contrário dos conteúdos tradicionais, são materiais que estimulam a participação do usuário ao fazer a leitura.

Alguns exemplos de conteúdos interativos são os quizzes e infográficos animados, por exemplo, que naturalmente conseguem prender a atenção dos leitores.

Mas, você sabe como é possível criar conteúdos interativos de maneira eficaz? No post de hoje, nós iremos te explicar tudo o que você precisa saber para aumentar o engajamento dos seus consumidores! Vamos nessa?

1- Analise os tipos de conteúdos interativos

O primeiro passo para criar conteúdos interativos é escolher dentre os mais adequados para o seu público-alvo.

Se você atua com coleta de lixo hospitalar, por exemplo, é importante saber e conhecer quais são os tipos de conteúdos que seu público está acostumado a consumir, além de saber sobre o seu comportamento, gostos, motivações necessidades, entre outros.

Assim, será mais fácil escolher dentre os tipos de conteúdos interativos. Abaixo, veja uma breve lista dos principais modelos de conteúdos:

  1. Infográficos;
  2. Calculadoras;
  3. Ebooks;
  4. White papers;
  5. Landing Pages;
  6. Mapas;
  7. Quizzes; entre outros.

2- Produza conteúdos interativos para cada etapa do funil de vendas

Também é essencial relembrar que os conteúdos interativos, mais do que nunca, são ferramentas estratégias para que sua empresa consiga vender para seu público.

Por essa razão, faça materiais adaptados para cada uma das etapas do funil de vendas, seja topo, meio ou fundo de funil. Para cada uma dessas etapas, existe um formato de conteúdo mais adequado.

3- Crie conteúdos interativos responsivos 

Outra dica fundamental para a criação de conteúdos interativos é que o design de seu site ou blog seja responsivo.

Por sua vez, uma plataforma responsiva significa que a mesma pode ser acessada facilmente por qualquer dispositivo, seja um computador, tablet, smartphone, entre outros.

Se você tem um site de locação de empilhadeira, entre outros, quanto maior for a responsividade da plataforma, maiores as chances dos usuários permanecerem por mais tempo a leitura! Caso contrário, o usuário pode desistir de acessá-lo e você poderá perder leads e oportunidades de negócios!

4- Tenha um bom monitoramento

Por fim, nenhuma estratégia é eficaz sem um monitoramento constante sobre as suas campanhas de marketing.

E o mesmo vale para a criação de conteúdos interativos! A análise sobre os resultados da sua estratégia de conteúdos pode ser utilizada para ajustar todos os defeitos e aperfeiçoar as suas ações.

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Paloma