3 ideias para um novo planejamento de calendário editorial

19 de maio de 2020 Por Tata Sobre Planejamento

Venha descobrir neste post sobre como é possível realizar um planejamento eficaz para transformar o seu calendário editorial da sua empresa!

Criar e publicar conteúdos pode parecer fácil à vista de algumas pessoas. No entanto, o que muitos não sabem, é que sem um planejamento e cronograma adequado, às estratégias elaboradas pelos gestores podem não gerar efeitos positivos.

Por isso, para que os conteúdos sempre mantenham um período de publicação e produção adequado, às estratégias também precisam seguir um calendário editorial.

Por sua vez, o calendário editorial, como o nome já diz, se trata da de um calendário de programação de publicação utilizado por blogueiros, editores, donos de empresas e redatores.

Sabemos que, muita das vezes, preencher um calendário editorial pode se tornar um desafio. Afinal, é preciso estar atento a todas as necessidades e assuntos no qual o público-alvo se torna mais propenso a ler e se interessar.

Se o objetivo das suas estratégias de marketing de conteúdo é vender fritadeira elétrica industrial, por exemplo, os conteúdos devem ser elaborados, planejados e publicados, além de também sempre estarem atualizados.

E pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo listando as melhores ideias para te auxiliar em um planejamento eficaz do seu calendário editorial, por isso, continue nos acompanhando! Vamos lá?

1. Recicle um conteúdo de inúmeras maneiras

O que diversos gestores e donos de sites e blogs não fazem é atualizar e reciclar seus conteúdos.

Isso, pois os conteúdos que forem mais antigos, mesmo que sejam relevantes, apenas irão se tornar mais posicionados se o algoritmo do Google, se o mesmo passar por modificações que o tornem mais atualizados.

Há diversas formas de reciclar um post. Um e-book pode ser modificados e se tornar uma série de posts, utilizando-se para converter novos leads, por exemplo.

Tudo dependerá dos objetivos da organização e do potencial do próprio post. Muita das vezes, reciclar um conteúdo é muito mais eficiente e reduz o tempo de produção, do que iniciar um post do zero.

2. Crie uma base para produzir seu calendário editorial

E por falar em objetivos, é essencial que o calendário editorial também seja bem definido e gire em torno de um universo estabelecido e que seja relevante para a marca.

Por isso, para planejar o seu calendário editorial, após definir quais serão os seus principais objetivos com a construção e publicação dos conteúdos, mantenha sempre os assuntos definidos, mesmo que você tenha que falar sobre eles de maneira diferente.

Por exemplo: se você trabalha com a venda de bomba centrífuga, por exemplo, é possível apostar em termos de cauda longa, como: “comprar bomba centrífuga na zona leste de São Paulo”, para diversificar mais o seu blog, sem sair do seu próprio nicho.

3. Não deixe de analisar os concorrentes

Além disso, elaborar algumas ações de benchmarking também é fundamental para que o negócio implemente algumas estratégias que gerem vantagens competitivas.

O benchmarking se consiste em analisar as estratégias e ações da concorrência, com o objetivo de aperfeiçoar e melhorar as suas próprias estratégias.

O benchmarking pode te auxiliar a  ter novas ideias e a descobrir novos tópicos que ainda não foram abordados pelo seu nicho.

Se você fornece uniforme nr10, por exemplo, utilize essa estratégia dentro do seu calendário editorial e faça sempre as alterações que achar estar ultrapassadas.

Dessa forma, as estratégias de marketing de conteúdo serão mais eficazes e você poderá alcançar e atrair mais clientes! E aí, gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Tata