Algumas pessoas parecem que nasceram com o dom para administrar, não acha? Não é raro encontrarmos exemplos de grandes empreendedores que conseguiram ter sucesso em seu negócio, mesmo que com pouca educação formal.
No entanto, atualmente, mesmo que o DNA de líder possa realmente existir, existem alguns conceitos básicos e essenciais que todo gestor precisa saber.
Conhecer esses conceitos sobre gestão certamente faz toda a diferença na hora de tomar decisões, planejar e elaborar estratégias, e até mesmo no momento de analisar os seus resultados.
Ter esses conhecimentos pode “apagar muitos incêndios” que sua empresa tenta resolver no dia a dia.
Ou seja, se você é um empreendedor e atua com disco flap, produtos de decoração, serviços especializados, entre qualquer outro, estar por dentro desses conceitos é essencial!
Pensando nisso, nós elaboramos este post exclusivamente para explicar sobre cada um desses conceitos de gestão. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
1- Gestão 4.0
O conceito de gestão 4.0 vem da Quarta Revolução Industrial, que por sua vez, tem como foco automatizar uma série de processos, integrar departamento e realizar a conexão a internet de muitos dispositivos empresariais.
Em outras palavras, a ideia da gestão 4.0 é fazer com que os empreendedores automatizar muitos dos seus processos, fazendo com que os mesmos possam ser realizados de maneira mais ágil e prática, além de diminuir o tempo e esforço.
Em uma fábrica de moinho de milho, a gestão 4.0 pode fazer com que o tempo de produção seja reduzido, enquanto a produtividade aumenta e as estratégias sejam mais precisas.
2- Análise SWOT
Outro conceito básico e essencial sobre gestão que você precisa saber é a Matriz SWOT. Também conhecida como análise FOFA, essa matriz possui quatro análises:
- Forças;
- Oportunidades;
- Fraquezas;
- Ameaças.
Embora esse não seja um conceito de gestão recente, a matriz SWOT se tornou fundamental para qualquer empreendedor que queira saber sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, assim como as oportunidades e ameaças que o seu mercado apresenta.
3- Pirâmide de Maslow
Outro conceito essencial sobre gestão é a chamada Teoria das Necessidades, ou Pirâmide de Maslow. Esse conceito basicamente aborda a ordem das prioridades humanas.
Na base da pirâmide, por exemplo, estão as necessidades fisiológicas, seguidas por segurança, desejo de pertencimento e reconhecimento. Já no topo da pirâmide, está a autorrealização.
Esse conceito é muito importante para que um empreendedor consiga liderar e ouvir a sua equipe. A partir da pirâmide, é possível ter um melhor reconhecimento dos desejos e necessidades de cada um.
Se sua empresa atua com outsourcing de impressão, por exemplo, e visualiza funcionários desmotivados, observar as suas determinadas necessidades juntamente ao conceito da pirâmide pode trazer mais clareza para solucionar problemas.
Agora que você já conhece os conceitos essenciais sobre gestão, o que está esperando para aplicar algum deles em seu negócio e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.