João Antonio, Vitor André, José Valdir, Divonsir… Escolher os nomes dos filhos não é fácil para a maioria das pessoas. Gera discussões, palpites de todos os lados e, em muitos casos, traz certas lembranças de infância.

São essas memórias adquiridas que podem ‘prejudicar’ certos nomes. No meu caso, por exemplo: quando criança, tive um colega de escola chamado Celso que era endiabrado; eu pensaria 2 vezes antes de dar esse nome ao meu filho.

O ato de atribuir/criar nome para um filho realmente não é fácil. Exige responsabilidade dos pais, pensamento estratégico (analisar as combinações possíveis de bullying), sonoridade, pronúncia e, claro, empatia.

Agora, no mundo dos negócios, ‘criar nome para empresas’ exige essas características e ainda algo ‘mais’. Um fator determinante é o quão pregnante e identificado com o ramo de atuação esse nome é.

Exemplo:

ADE! – Expressão típica popular dos campos gerais, quando algo impressiona.

Escolhemos esse nome por ser essa a nossa essência: fugir do óbvio, impressionar e principalmente marcar! 

É um nome de fácil pronúncia, alta pregnância (dificilmente alguém não sorri depois da explicação e isso faz com que se memorize facilmente) e ainda diz porque viemos ao mundo. Legal não é?!

Para criar nomes dentro de uma estratégia de Branding (Gestão de marca), utilizamos de muita criatividade e algumas técnicas, como:

Onomatopeias: Toc-Toc Reparos & Reformas

Empresa de reparos & reformas, queria um nome único e com identificação com a agilidade dos serviços prestados. “Toc-toc, chamou, já estamos batendo na sua porta!”

Aglutinação: e-Hera Alianças

O ‘e’ vem do inglês ‘ever’ somados ao Hera (Segundo a mitologia grega, deusa protetora do casamento), formando o naming ‘e-Hera’ para a nova marca de alianças.

Uso de língua estrangeira: Sumatra Offroad

Sumatra vem do idioma indonésio e, além de ser a sexta maior ilha do mundo, é o nome da raça mais forte de Rinoceronte africano. Total relação com os equipamentos robustos para o mundo Offroad vendidos pela Sumatra.

Expressões populares: Mamãe Mandou Hortifruti

As mães, sempre pensando no bem dos seus filhos, ‘mandam comer verduras e frutas’. O Naming para a empresa de hortifruti prontos para consumo surgiu dessa expressão: ‘Mamãe Mandou’  você comer frutas e verduras! Para uma empresa voltada para o público jovem encaixou com uma luva.

Associação direta: Da Fazenda Açougue Gourmet

A sensação de frescor e qualidade de uma fruta direto do pé, água direto da fonte… E carnes direto ‘Da Fazenda’, essa foi a relação que fizemos para criar esse naming. 

Criação de palavras: Watzza Pizza

Watzza pizza, criada antes de surgir o WhatsApp, mas que caiu bem depois que o App fez sucesso também, o naming foi criado para uma pizzaria especializada em atender o público jovem, com atendimento via web e tudo mais.

Veja outros nomes criados por nós:

Bravo Burguer // Vittace Condomínio Clube //  Dois Pombinhos sites para casamentos // Polo Madeireiro de Ponta Grossa // Cerveja Toro Da Fazenda  // Arrepiah Fotografia Publicitária //SafeLife Condomínios

Cada naming tem a sua história e seu peso na estratégia das marcas, por isso indicamos sempre dedicar uma atenção especial a essa fase. Um bom naming representa uma economia grande em investimos futuros em publicidade #ficadica.

Algumas características de um bom nome:

1- Tenha afinidade com as pessoas, sendo adequado ao universo do público alvo

2- Seja um desdobramento linguístico e criativo da estratégia da marca

3- Possua distinção visual e sonora

4- Fácil identificação como essência da corporação, produto ou serviço a qual representa. (Sugerir o produto / serviço)

5- Não ter conotações indesejáveis

6- Tenha pronúncia, leitura e escrita coerentes, proporcionando fácil memorização

7- Esteja livre para registro dentro do mercado de atuação

E aí, curtiu as dicas?! Se for empreender e precisar de nome para seu negócio, fale com a gente 😉

#seebeyond #ademesmo