Educomunicação pode ser entendida como um conceito que une “educação” e “comunicação”, como o próprio nome já diz.  Essa nova metodologia prevê o uso das novas tecnologias de forma menos hierarquizada, estabelecendo relações mais democráticas e igualitárias.

Por meio da Educomunicação é possível trabalhar e articular valores, atitudes; é possível criar vínculos e tentativas de desenvolvimento de atos políticos desde a infância.

Nessa perspectiva, incluir a escola nesse contexto torna-se um desafio.  Educomunicador torna-se a pessoa que deve ser o coordenador das ações propostas, trabalhando em conjunto com profissionais de outras áreas, buscando assim um enfoque pluridisciplinar, condição necessária para fazer da organização um espaço de conhecimento.

Enfim, para existir Educomunicação é necessário criar ecossistemas comunicativos, ou seja, um espaço onde as relações dialógicas são feitas de forma estratégica, levando em conta as potencialidades de cada indivíduo e dos meios de comunicação. Assim a integração entre sujeitos supõe a construção de novas formas de pensar, descentralizando as vozes.

Atualmente um grande ícone da Educomunicação é o professor Ismar Soares e este acredita que a colocação da educomunicação na grade curricular das escolas do país traria mais coerência ao que os estudantes aprendem, tornando sua formação mais fácil de ser concretizada.

Além da escola, podemos atrair este conceito de forma significativa para as empresas, transformando tais empresas em um ambiente participativo e criativo. Dois pontos para que esta proposta se concretize está na tentativa de Integrar os diversos setores da empresa, através do uso das ferramentas disponíveis e, se necessário, implantar novos meios que eliminem as barreiras comunicacionais; e também Aplicar políticas constantes que visem o aperfeiçoamento da equipe e programas educação para o desenvolvimento intelectual e profissional do colaborador.

A Educomunicação empresarial surge como um campo estratégico e um excelente meio para se superar as ações que visam um resultado imediato.

  • Tags: